Mulheres Marilienses são homenageadas pela Câmara

por admin publicado 01/03/2012 12h03, última modificação 17/11/2017 12h22

A Câmara Municipal de Marília realizou nesta segunda-feira, 05, solenidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Seis mulheres foram homenageadas, representando todas as mulheres marilienses. A homenagem se deu após uma suspensão da Sessão Ordinária do dia.

O autor da proposta,  Vereador Herval Seabra, ressaltou a importância da homenagem ao Dia Internacional da Mulher. “Esta é uma justa homenagem que o Poder Legislativo em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher realiza desde 1996  e que já tornou-se tradicional em nossa cidade. A luta da mulher é de todos nós, e elas merecem todo nosso respeito, apreço e admiração”, destacou Herval, que também é autor da Lei n. 6233/05 que estabelece realização de homenagem ao Dia Internacional da Mulher no recinto da Câmara Municipal de Marília e da Lei n. 4216/96 que criou o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher.

As homenageadas foram escolhidas em função de suas determinações e lutas para a ampliação da participação feminina na esfera social e política de nossa cidade, são elas: Tereza Cristina Albieri Baraldi, Geralda Souza e Silva, Maria Beatriz de Barros Moraes Trazzi, Juliana Moretti Ferreira de Toledo, YoshikoTanabe, Adriana Tognoli.

Tereza Cristina Albieri Baraldi: Delegada de Polícia desde 1991, professora Universitária, colaboradora do “Ensino Polícia”, ligada a SENASP – Secretaria Nacional de Segurança Pública e responsável pelo Núcleo Especial Criminal de Marília.

Geralda Souza e Silva: Líder comunitária, mãe de 5 filhos e uma das primeiras moradoras do Bairro Costa e Silva, onde reside desde 1972. Presidiu por diversas vezes o Clube da Terceira Idade do bairro e atualmente é a presidente da Associação dos Moradores onde desenvolve diversos projetos sociais.

Maria Beatriz de Barros Moraes Trazzi: Professora, com 52 anos de atividade acadêmica, além de lecionar também foi coordenadora pedagógica e diretora de escola, também professora universitária na Unimar onde chegou ao cargo de Pró Reitora de Ação Comunitária.

Juliana Moretti Ferreira de Toledo: Graduada em Enfermagem e Direito, especializou se em Direito Sanitário, foi enfermeira por 24 anos e professora universitária na Unimar. Devido um problema genético de saúde teve que se afastar de suas atividades profissionais, dada a baixa acuidade visual. Hoje, adaptada a sua condição especial, desenvolve a arte de pintar telas a óleo.

YoshikoTanabe: Antropóloga, com doutorado na USP e Mestrado na Unicamp é Professora Universitária aposentada pela UNESP de Marília e desde 2001 participa da diretoria do Núcleo de Direitos Humanos de Marília.