Primeira audiência pública do semestre é realizada pela Secretaria da Fazenda

por admin publicado 01/03/2013 17h46, última modificação 17/11/2017 12h23
O secretário municipal da Fazenda de Marília, Sérgio Moreti, realizou ontem audiência pública para apresentar o balanço financeiro do município referente aos últimos quatro meses de 2012. Durante a explanação foram apresentados os números da arrecadação e das despesas durante o período.
A audiência começou por volta das 9h, no plenário da Câmara Municipal. A vice-presidente da Câmara, vereadora Sônia Tonin, conduziu os trabalhos, tendo ao seu lado na Mesa Diretora o secretário Sérgio Moreti e o diretor contábil Adelson Lelis da Silva. Também participaram da audiência os vereadores Wilson Damasceno, Cícero do Ceasa, Herval, Silvio Harada, Zé Menezes, Samuel da Farmácia, José Bassiga Goda, e Capacete.

O relatório apresentado mostrou que a arrecadação nos últimos quatro meses de 2012 foi de R$ 118.981.106,60, sendo que a despesa ficou em R$ 113.996.006,00. O saldo “positivo” ficou em R$ 4.985.100,60.

Um dos questionamentos foi quanto aos valores de dívida ativa da Prefeitura, que segundo o Secretário ultrapassa os R$ 230 milhões. Moreti também ressaltou que o montante da dívida que a prefeitura tem para receber, referente ao IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), chega a R$ 100 milhões.
Outro ponto de debate foi quanto a avaliação dos valores de reajuste do  IPTU, segundo os vereadores as pessoas que estão pedindo revisão do valor da planta genérica estão tendo que apresentar um laudo pericial, feito pelas imobiliárias, que cobram o valor de (1) um salário mínimo, ficando inviável para a maioria dos munícipes. Segundo o Secretário será avaliado essa imposição dos técnicos, caso esteja sendo praticada a obrigatoriedade será imediatamente facultada à exigência.
 “O laudo é mais um instrumento para a reavaliação, porém deve ser facultativo e não obrigatório, caso esteja sendo exigido iremos orientar nossos funcionários para um melhor esclarecimento quanto a está questão” afirmou Moreti.
Mais uma sugestões dos vereadores foi referente ao valor pago por alugueis pela Prefeitura de Marília, que chega a R$ 280 mil mensais. Um valor que poderia ser revertido para a construção de um prédio que comporte todas as secretarias, adequadamente.  “O prefeito Vinicius Camarinha está empenhado para reduzir estas despesas e esse será um dos casos que ficará em pauta”, conclui o Secretário da Fazenda.