Quinze trabalhadores da saúde são homenageados em cerimônia na Câmara

por admin publicado 01/06/2015 15h18, última modificação 17/11/2017 12h29
 Plenário também ressaltou a trajetória de vida do sindicalista Pedro Alberto Tolentino, falecido aos 55 anos de idade em 22 de março

 

Quinze trabalhadores da Saúde foram homenageados durante sessão solene realizada na sexta-feira, dia 29 de maio, na sede do Poder Legislativo de Marília. A cerimônia reuniu lideranças sindicais, convidados e familiares dos profissionais.  Presidida pelo vereador Samuel da Farmácia (PR), segundo vice-presidente da Câmara Municipal de Marília, a solenidade foi marcada pela homenagem póstuma ao sindicalista Pedro Alberto Tolentino, morto aos 55 anos de idade em 22 de março. Tolentino teve atuação marcante no Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Campinas e Região, o Sinsaúde, se tornando o primeiro presidente da subsede de Marília e Região. “Sabemos que a saúde no Brasil está doente, entretanto, os profissionais da Saúde não enxergam dificuldades e, diariamente, enfrentam os desafios para garantir o bom atendimento à população e fazer tudo o que precisa ser feito pelo bem-estar dos pacientes”, analisou ao final da sessão o vereador Samuel da Farmácia.

A cerimônia contou com as presenças dos vereadores Sônia Tonin (PSC), José Expedito Capacete (PDT) e Cícero do Ceasa (PT). Compareceram o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Serviço de Saúde de Campinas e Região, Edson Laércio de Oliveira, que preside a Federação dos Trabalhadores da Saúde do Estado de São Paulo, o presidente da subsede do Sinsaúde de Marília e região, Aristeu Carriel, além de lideranças sindicais como Moacir Baldicera, do Sindicato dos Motoristas de Marília e Região, e Maurílio Pereira Alvim, presidente do Sindicato dos Químicos de Marília e Região. Foram homenageados os profissionais Aparecido Balduino e Maria Marcelino de Souza, representantes da Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília, Cirlei Cidrão de Castro, da Fundação de Apoio à Faculdade de Medicina de Marília, Alcides Soares de Oliveira, Cleuza Correa Lima e Cleuza Mariano Dias, da Santa Casa de Misericórdia de Marília, Irani Aparecida Muniz e Sueli Aparecida da Silva, da Associação Beneficente Hospital Universitário, Elza Reis Fukai, da Maternidade Gota de Leite, Marcliei Maria Passini, também da Gota de Leite, mas com atuação no programa Saúde da Família, Elizabete de Fátima Lima de Araújo, auxiliar de enfermagem do Hospital Espírita de Marília, Elidia Fabiana de Souza Xavier, do Instituto do Rim de Marília, Valéria Cristina Ferreira, do Instituto Vida, Marta Regina de Oliveira Rodrigues, da Unimed de Marília, e Yoko Hirata da rede básica de saúde UBS do Jardim Bandeirantes. A 16ª homenagem foi póstuma e entregue aos familiares do sindicalista Pedro Alberto Tolentino. A biografia de Pedro foi lida durante a solenidade e a Câmara concedeu uma placa aos familiares do líder sindical que, em sua trajetória, ocupou o cargo de secretário-geral do Sinsaúde e diretor do Dieese, o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos. “A comemoração ao Dia do Trabalhador da Saúde, festejado em 12 de maio, consiste numa tradição na Câmara de Marília. Trata-se de uma categoria forte, representada por um sindicato atuante e sempre unido”, definiu o vereador Samuel, que presidiu a cerimônia.

A vereadora Sônia Tonin, que utilizou a tribuna durante a solenidade, ressaltou que os profissionais da saúde são os responsáveis pela manutenção do atendimento à população de Marília. “A sessão solene consiste num momento de festa pelos avanços que a categoria conquistou ao longo dos anos e um reconhecimento nesta justa homenagem. Mas é ainda um momento para se refletir sobre a qualidade da saúde oferecida à população e as condições de trabalho destes profissionais, responsáveis pelo acolhimento da população. Sabemos que há muito a comemorar, porém, também, há muito ainda a ser conquistado. A área da saúde enfrenta muitos obstáculos, em especial quanto ao atendimento da rede pública onde se encontra o maior universo de pessoas e, neste caso, os trabalhadores é que estão na linha de frente. São os primeiros a sentir os efeitos da falta de condições adequadas e de investimentos na saúde”, analisou Sônia Tonin.

A sessão solene foi transmitida ao vivo e na íntegra através do sinal legislativo da TV Câmara (Canal 21 NET, Canal 25 NET e Canal 21 Life).