Legislativo: ao avaliar 2013, Nardi destaca o apoio às manifestações populares

por admin publicado 02/01/2014 16h07, última modificação 17/11/2017 12h25
As manifestações dos diferentes segmentos da sociedade, durante as sessões ordinárias do Legislativo, encontraram ressonância na Casa de Leis marcando o ano de 2013. A afirmação é do presidente da Câmara Municipal de Marília, engenheiro Luiz Eduardo Nardi, que avaliou como positivo o ano que se encerrou. 

Conforme disse, “nós recepcionamos todos os grupos organizados de movimentos sociais, daqueles que se organizaram e procuraram a Câmara sob qualquer tema que fosse. Todos foram recebidos e formaram-se as comissões para debater as questões”, lembrou, citando os pais de alunos da APAE e do Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal, a campanha pela desoneração dos medicamentos e as reinvindicações salariais do funcionalismo público, entre outros. 

Nardi disse que “todos que vieram foram recepcionados e a Câmara cumpriu seu papel neste aspecto. Não tenho nenhuma dúvida de que foi um ano positivo. A tendência é melhorar. Não vamos deixar a função de fiscalizar, de elaborar proposituras. Agora, na medida que melhora a situação da Prefeitura, é claro que a Câmara, por ter a maioria alinhada com o prefeito municipal, também passa a produzir mais, sem deixar de lado a questão da fiscalização. Acho que teremos um ano melhor”. 

Na avaliação do presidente “tivemos um ano produtivo em função de algumas circunstâncias: primeiro, uma Câmara renovada, com alguns vereadores que já tinham participado de outras legislaturas, mas diversos vereadores chegaram na Casa pela primeira vez e é natural que haja uma acomodação. Em segundo lugar, quer queira, quer não, as dificuldades do Executivo também acabam refletindo na Câmara Municipal.” 

Neste sentido, Nardi elogiou o empenho dos vereadores: “Acho que tudo isso, de certa forma, foi recuperado. A produção parlamentar foi interessante. Nós tivemos dezenas de projetos apreciados, ora de autoria de vereadores, ora projetos do Executivo, além de milhares de requerimentos e indicações, que são um instrumento importante de manifestação do vereador. Nós tratamos de alguns projetos polêmicos com absoluto respeito à opinião de qualquer um dos vereadores, indistintamente”, assinalou. 

O presidente da Câmara lembrou da criação da Assessoria de Relações Institucionais, implantada em maio, com o objetivo de fomentar o investimento social privado em benefício de projetos sociais de entidades filantrópicas, centros comunitários etc: “Essa nova área permitiu diversos contatos, uma interlocução com a sociedade, e alguns se efetivaram, como o projeto de doação de máquinas lavadoras/secadoras de roupa para a Lavanderia Comunitária do Nova Marília, através do Rotary Clube Marília Leste e da empresa Mariferro. Para o ano que vem teremos mais trabalhos neste sentido”, pontuou. 

Para o ano de 2014 uma das inovações será a abertura do sinal da TV Câmara para toda a população. Atualmente, o projeto encontra-se na fase de instalação de equipamentos. Dessa forma, além das transmissões radiofônicas (Rádio Clube AM), pela TV a cabo (Canal 21 da NET) e pela internet (www.camar.sp.br/tv), as sessões camarárias poderão ser acompanhadas pela televisão não apenas em Marília por tratar-se de canal aberto.