Vereador José Capacete destaca a preservação da história de Marília através de depoimentos

por admin publicado 02/03/2015 16h03, última modificação 17/11/2017 12h28

O vereador José Expedito Capacete, presidente da Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara Municipal de Marília, destacou que em fevereiro valiosos depoimentos foram gravados durante atividade da comissão. “São testemunhos de quem viveu a nossa história, de quem é testemunha viva de todo o nosso progresso”, constatou o vereador. A Comissão dos Registros Históricos entrevistou no mês passado diversas personalidades ligadas ao contexto histórico de Marília e ao cotidiano das pessoas nos primeiros anos de formação do município, como os irmãos Waldomiro e Henrique Nazari, filhos de ferroviário. Atualmente Waldomiro vive em Carpina, município localizado a 60 quilômetros de Recife, em Pernambuco. Henrique, bancário aposentado, sempre morou em Marília e reserva em sua história de vida ter integrado a primeira formação do MAC (Marília Atlético Clube) que disputou o Campeonato Paulista do ano de 1951. Henrique jogava na ponta esquerda e era conhecido como Fortaleza.

José Capacete também informou que outro importante depoimento gravado foi o do integrante da Comissão Organizadora dos Registros Históricos João de Almeida, que assim com o senhor Henrique Nazari, jogou futebol profissionalmente. “O João de Almeida foi atleta profissional do Santos Futebol Clube e nos contou um pouco de sua trajetória e como ele chegou a Marília”, destacou. As entrevistas foram gravadas em fevereiro, na sala Nasib Cury, e apresentadas pelo radialista e  comunicador, Wilson Novaes Matos, membro da comissão. “Outra entrevista emocionante gravada pela Comissão foi a da senhora Ana Lopes, que tem mais de 100 anos ”, contou Capacete.
Dona Ana vive em Marília há mais de cinco décadas e contou para o vereador que, quando crianças, chegou a conhecer ex-escravos. “A Comissão tem uma função de suma relevância para o resgate da nossa história, da história de nossa gente. Todos estes depoimentos consistem num rico acervo que pode ser consultado por pesquisadores, escolas, estudantes e professores interessados em saber sobre a nossa formação”.