Nardi questiona redução de leitos hospitalares ao SUS

por admin publicado 02/05/2014 15h48, última modificação 17/11/2017 12h26
Diante da notícia de que o governo federal determinou o fechamento de 286 hospitais ligados ao SUS, no período de cinco anos, o que representaria um déficit de quase 30 mil leitos, o presidente da Câmara Municipal de Marília, engenheiro Luiz Eduardo Nardi, pretende elaborar um requerimento com questionamentos ao Ministério da Saúde.

Discursando da tribuna da Câmara, na sessão da última segunda-feira (28), o presidente citou o artigo do professor Miguel Srougi, titular da Faculdade de Medicina da USP, publicado no jornal Folha de S. Paulo, em que faz uma radiografia da situação crítica da saúde pública no Brasil e destila ácidas críticas ao Programa Mais Médicos, que importou profissionais cubanos.

“O Dr. Miguel Srougi é um dos médicos mais renomados que conhece bem a saúde pública, além de manter fundações de promoção à qualidade da formação dos médicos”, observou Nardi, acrescentando que não comentaria as denúncias de corrupção citadas pelo articulista, mas se ateria à gravidade da informação segundo a qual foram fechados quase 300 hospitais destinados ao atendimento SUS.

“Essa notícia realmente nos preocupa quando a gente sabe que existe uma carência imensa de atendimento na saúde pública”, destacou o presidente do Legislativo. Ele mencionou a “luta de tantos anos, em Marília, para que o Hospital Universitário da Unimar tenha credenciamento do SUS e que haja ampliação de leitos SUS para o Hospital de Clínicas, Santa Casa, Gota de Leite etc”.

O requerimento com o pedido de informações deverá ser apresentado na próxima sessão ordinária, dia 05 de maio, e submetido à votação em plenário.