Programa de tratamento a pessoa com deficiência é pedido por Herval
O pedido do vereador se deu ao tomar conhecimento que o Estado de São Paulo foi contemplado com dois centros na cidade de Bauru, “queremos agora incluir Marília nesse programa, beneficiando toda essa região”.
O Ministério da Saúde anunciou R$ 205,2 milhões por ano para atendimento especializado, inclusive oferta de cadeira de rodas motorizadas. “Os centros especializados contam com transporte gratuito e ainda são importantes facilitados do acesso da pessoa com deficiência aos novos serviços e equipamentos no Sistema Único de Saúde (SUS)” declarou Herval.
Além disso, com a verba liberada, o Estado passará a oferecer mais exames no teste do pezinho para diagnóstico de doenças em recém-nascidos e receberá recursos para a qualificação do atendimento a esse público em sete Centros de Especialidade Odontológica (CEO).
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que o Sistema único de Saúde está se organizando para que as pessoas com deficiência não tenham limitações, “quem impõe limites a esses brasileiros é a sociedade que não se organiza”, acrescentando que "quando o governo federal lançou o programa Viver Sem Limite inaugurou um novo padrão de atendimento para essa grande população brasileira”.