Sônia Tonin requer preservação do patrimônio histórico e arquitetônico de Marília

por admin publicado 04/09/2013 20h07, última modificação 17/11/2017 12h24

Estabelecer uma política pública no âmbito municipal sobre a preservação do patrimônio histórico e arquitetônico de Marília é assunto da indicação 1518/2013 de autoria da vereadora Sônia Tonin. Para a parlamentar a preservação da memória local é de suma importância para a formação das futuras gerações: “como pedagoga sei como a história é importante para a formação do espírito de cidadania nas pessoas”, comentou.

A Câmara Municipal já conta com um trabalho de preservação da memória da cidade por meio da Comissão de Registros Históricos, e a vereadora acredita que a Prefeitura pode somar esforços: “o Executivo fazer esse trabalho como política pública seria notável. Prédios históricos guardam nossas origens e nossa história para ser contada à posteridade, por isso devem ser preservados”, destacou Sônia Tonin.

A indicação sugere ao Prefeito Municipal que o estabelecimento dessa política pública deve valorizar e divulgar a memória do município no que diz respeito a sua história arquitetônica e solicita ainda que sejam formadas comissões para avaliação e formação de projetos de tombamento de prédios históricos: “Existe um órgão federal e um estadual que cuidam do tombamento de prédios com valor histórico, e Marília pode criar seu próprio departamento para esse assunto”, finalizou a parlamentar