Vereador Marcos Custódio faz Moção de Apoio a Senador Magno Malta

por admin publicado 04/09/2014 16h41, última modificação 17/11/2017 12h27
O Vereador Marcos Custódio protocolou na Casa de Leis uma Moção de Apoio ao Senador Magno Malta (PR-ES) pelo brilhante discurso de critica ao Governo pela vergonhosa manobra do CONAD – Conselho Nacional Antidrogas, para retirar a atividade religiosa da recuperação de dependentes químicos e alcoolistas.

Através do CONAD o Governo Federal tenta tirar das instituições particulares que tratam da recuperação de pessoas dependentes químicas e alcoolistas o direito de manifestarem sua fé religiosa. Oito em cada dez clínicas de recuperação usam a fé religiosa para incentivar os internos a deixarem o uso das drogas e do álcool.

“Sabido é que se o Poder Público não age efetivamente no combate à dependência, as instituições religiosas o fazem e para isso apresentam Deus às pessoas”, relatou Custódio.

O Governo através do Sr. Vitore Maximiano (diretor da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas) é um dos autores da Resolução que veta as comunidades terapêuticas de falar sobre religião com os pacientes. O Senador Magno Malta, por sua vez, criticou em Plenário a manobra do Governo : “Sem o terceiro setor, sem o apoio das religiões e dos movimentos sociais, os usuários de drogas estariam cada vez mais abandonados. O governo é omisso e não quer deixar os dedicados voluntários agirem em defesa da vida”.

As comunidades terapêuticas, entendidas como instituições de atendimento ao dependente químico, não governamentais, em ambiente não hospitalar, com orientação técnica e profissional, onde o principal instrumento terapêutico é a convivência entre os residentes, surgiram no cenário brasileiro, ao longo dos últimos quarenta anos, antes mesmo de existir qualquer política pública de atenção à dependência química no país.