Audiência no plenário da Câmara esclarece composição do Orçamento para o ano de 2016
A audiência foi transmitida na íntegra pelo canal legislativo TV Câmara e também através do site do Poder Legislativo de Marília (www.camar.sp.gov.br/tv). A estimativa para o exercício fiscal de 2016 é de uma peça orçamentária de R$ 831 milhões, o que, em comparação ao orçamento atual corresponde uma redução de R$ 3 milhões [verba suficiente para honrar, por exemplo, a cota-parte do plano de saúde dos servidores municipais para o exercício de 2016]. “Nós estamos trabalhando conforme a atual realidade econômica do País, que tem apresentado mês a mês, frustrações nas arrecadações e perspectivas de um maior agravamento da crise. Deste montante, boa parte será utilizada para o custeio e a manutenção dos serviços públicos e, principalmente, para investimentos nas áreas da saúde, da educação e na recuperação de ruas e avenidas”, comentou, logo após o término da audiência, o secretário Rodrigo Zotti.
O secretário municipal de Economia e Planejamento informou que os gastos com saúde estão sendo readequados em todas as suas despesas, incluindo às de custeio. “Esta reestruturação será adotada para que possamos enfrentar esta crise”, complementou. Zotti avaliou como salutar a participação dos vereadores e de lideranças de classes, que apresentaram questionamentos pertinentes durante a plenária. “Os questionamentos são importantes, pois, permite respondermos com maior clareza aquilo que a população necessita saber. Os vereadores, por representarem o povo, trazem para a audiência dúvidas pertinentes à realidade da população”.
Para o presidente da Câmara Municipal de Marília, Herval Rosa Seabra (PSB), a realização da audiência pública consistiu em uma verdadeira satisfação, pois aproximou vereadores e população a um dos principais assuntos da política municipal. “Pudemos acompanhar as explanações dos senhores secretários e notamos o aperto que ocorrerá. O prefeito de Marília Vinícius Camarinha tem conseguido fazer um equilíbrio financeiro, apesar de toda dificuldade. A cidade tem tido pouca capacidade de investimentos, mas isso é uma realidade comum em outros níveis governamentais. Como disse, existe um equilíbrio do município, uma estabilidade, e por conta disso não enfrentaremos problemas com relação aos salários dos servidores municipais. Mesmo com investimentos limitados, Marília ainda tem uma posição privilegiada”, frisou o presidente da Câmara Municipal de Marília.