Abastecimento: Nardi e Herval destacam importância dos investimentos na zona norte
Ao contrário de dezenas de municípios paulistas que enfrentam o racionamento de água, Marília terá um final de ano mais tranquilo no que se refere ao abastecimento. Esse cenário promissor é atribuído aos investimentos que o prefeito Vinícius Camarinha tem realizado desde o início da administração. A colocação foi feita pelo presidente da Câmara, engenheiro Luiz Eduardo Nardi que, acompanhado do vereador Herval Rosa Seabra, participou da solenidade de assinatura da ordem de serviço para perfuração de três poços na zona norte, na manhã desta quarta-feira, na Prefeitura.
“Temos percebido que, ao longo de dois anos, já houve uma redução importante no nível de reclamações em relação à falta d’água”, afirmou o presidente do Legislativo, observando que, apesar disso, a zona norte concentra grande parte do problema do abastecimento. Ele assinalou que os investimentos naquela região, incluindo um reservatório ao lado do poço no Altos do Palmital, atende a uma antiga reivindicação da população.
Nardi explicou que será possível ao DAEM (Departamento de Água e Esgoto de Marília) fazer a setorização do abastecimento. Dessa forma, haverá melhor controle da pressão da água contribuindo para reduzir os casos de vazamentos. “O ideal seria que tivéssemos toda a zona norte, sobretudo o Jardim Santa Antonieta, já setorizada. Significa ter níveis de reservatórios que permitem abastecer, separadamente, a parte mais baixa topograficamente, a parte média e a parte alta”, disse.
Ele prosseguiu observando que “o que ocorre hoje é que, ainda que exista água, ela não consegue chegar na parte alta e a pressão é tamanha na parte mais baixa que a canalização não resiste. Com a determinação do prefeito em resolver essa questão, chegaremos a um bom termo”, pontuou.
Por sua vez, o vereador Herval Rosa Seabra disse que “é uma satisfação vermos que este programa de aumento da captação de água na cidade está em ritmo acelerado. Estamos com oito, nove poços perfurados em menos de dois anos. E isso já melhorou muito o abastecimento em um momento em que todo o Sudeste tem reclamado da falta d’água, com racionamento pela falta do precioso líquido”.
Herval afirmou que “na cidade de Marília, diferentemente de tudo isso, não tivemos desabastecimento, não tivemos racionamento e não temos falta acentuada. Esporadicamente, a gente vê, mas é pontual aqui e ali, uma deficiência no abastecimento”. Finalizando, ele disse que é muito importante para a população de Marília “passar um Natal, um Ano Novo com tranquilidade, com água na torneira e água na caixa. Isso graças ao esforço que o prefeito Vinícius tem feito, juntamente com sua equipe e com a Câmara colaborando e apoiando”.
Recursos
Após assinar a ordem de serviço autorizando o início das obras de perfuração dos poços da zona norte, o prefeito Vinicius Camarinha destacou os esforços da administração para garantir o abastecimento de água. Ele citou que, em dois anos, foram investidos quase 10 milhões de reais em obras na zona sul (duas adutoras), poço do Cascata na zona leste, modernização de máquinas e equipamentos e conclusão de três poços (Macul, Distrito de Padre Nóbrega e Tiro de Guerra).
O prefeito lembrou que além de recursos próprios do município, foram investidos verbas de emendas parlamentares, como os cinco milhões de reais conseguidos pelo deputado federal Abelardo Camarinha para o abastecimento, bem como recursos do governo do Estado.