Damasceno faz moção de apoio ao HEM

por admin publicado 06/05/2014 19h48, última modificação 17/11/2017 12h26
Foi realizada de forma verbal e por requerimento uma Moção de Apoio ao HEM - Hospital Espírita de Marília por parte do vereador Delegado Wilson Damasceno, para que o Projeto Jovem Crack tenha continuidade através de um Centro de Atenção Psicossocial Infantil Municipal - CAPS I.

O objetivo é que venha oferecer prosseguimento ao tratamento iniciado na internação por determinação judicial. “Temos que parabenizar o excelente trabalho desenvolvido com adolescentes e jovens dependentes químicos, na luta para recuperar a saúde, e proporcionar um futuro longe de drogas e crimes, oferecendo grupos terapêuticos, atendimentos médicos e psicológicos individuais, grupos com as famílias, atividades esportivas, passeios externos, desintoxicação em situações agudas e reabilitação social”, destacou o vereador.

O parlamentar ressalta ainda a importância do trabalho efetuado para a sociedade. “O HEM vem desenvolvendo esse trabalho com pacientes adolescentes completamente afetados pelas drogas, com a ética e o caráter deformados em decorrência desta doença social, o que leva vários deles a criminalidade”.

O Governo do Estado de São Paulo ficou com o compromisso de subsidiar mensalmente 20 leitos, o qual vem sendo honrado há dois anos, entretanto o Município de Marília se comprometeu, conforme acordado em 2011, em construir um espaço físico para os adolescentes, mas embora muito bem elaborado pelo HEM, até o momento a contrapartida por parte da Prefeitura Municipal não foi cumprida. Não obstante a omissão municipal quanto ao cumprimento da decisão judicial, o Hospital não cruzou os braços, tendo no último dia 15 de abril inaugurado com recursos próprios, sua nova ala destinada a adolescentes dependentes químicos. Com esta iniciativa foi possível incluir a manutenção do ensino regular na rede estadual ao adolescente paciente do Projeto Jovem Crack.

Lembrando que na fase de recuperação é necessária a continuidade do tratamento em CAPS I, para plena readaptação social do adolescente dependente químico.