Câmara de Marília cria comissão especial para acompanhar reorganização da rede estadual

por admin publicado 06/10/2015 16h57, última modificação 17/11/2017 12h31
 Comissão especial da Câmara Municipal de Marília, nomeada pelo presidente Herval Rosa Seabra (PSB), irá acompanhar o desdobramento da chamada megarreorganização da rede estadual de ensino. Composta pelos vereadores Luiz Eduardo Nardi (PR), Sônia Tonin (PSC) e Cícero do Ceasa (PT), a comissão recebeu durante a sessão ordinária de segunda-feira, dia 5, grupo de professores da rede estadual de ensino e lideranças da Apeoesp, o sindicato dos docentes públicos, na sala Nasib Cury.

Os parlamentares ouviram as reivindicações dos educadores e propuseram a realização, dentro das próximas semanas, de uma audiência pública. A audiência visará discutir os impactos da reestruturação da rede estadual de ensino e dar voz aos professores e integrantes da comunidade escolar, além de pais e estudantes. Um representante da Diretoria Regional de Ensino de Marília será convidado para a plenária. Os diretores da Apeoesp, Juvenal Aguiar e Carmen Urquiza de Souza (viúva do ex-vereador de Marília Sydney Gobetti de Souza) explicaram para a comissão especial os possíveis cenários de fechamento de sala de aula, desemprego da categoria e transferências de alunos, caso a megarreorganização for colada em prática. “As escolas dos bairros da zona Sul serão as mais afetadas”, disse Carmen.

“O que nós colocamos através da comissão é a nossa disposição de provocar um debate, com a participação dos professores, de educadores da rede pública estadual, com a presença, a convite, da dirigente regional de ensino, para que seja um debate com mais clareza. Um debate com mais transparência, daquilo que, realmente, se pretende fazer com o ensino público nesta reorganização”, analisou o vereador Luiz Eduardo Nardi.