José Expedito Capacete ressalta trabalho de preservação da memória de Marília
O vereador José Expedito Capacete (PDT) observou a relevância do trabalho da Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara Municipal e da Cidade de Marília que, nos últimos meses, vem intensificando o trabalho de preservar a memória da cidade. Através de gravações, que ocorrem na sala Nasib Cury com o apoio da equipe técnica da TV Câmara (Canal 21 NET, Canal 21 Life e sinal digital aberto 61,3), pessoas que viveram a história da cidade transmitem seus conhecimentos e narram suas memórias, garantindo acervo sobre a povoação de Marília.
Capacete informou que a mais recente entrevista ocorreu na quarta-feira, dia 6, no período da tarde. O taxista aposentado Teiji Ueno, de 80 anos, contou como sua família chegou ao município de Marília. “O senhor Ueno, que é nascido no Japão, nos contou sua trajetória, de como era Marília na sua infância e como foi viver na cidade que concentra uma importante colônia japonesa”, informou Capacete.
Ueno veio para o Brasil com sete meses de idade e aos 12 anos chegou em Marília com seus pais. Trabalhou muitos anos no sítio, em lavouras, depois se mudou para a cidade, onde exerceu a profissão de motorista de táxi até se aposentar. “Gostei muito de poder contribuir com esta pesquisa da Comissão dos Registros Históricos”, destacou o pioneiro. O vídeo com o depoimento de Teiji Ueno está integrado ao acervo da biblioteca da Câmara e a entrevista foi conduzida pelo radialista Wilson Matos, integrante da comissão dos registros históricos.