Movimento Nacional em prol da saúde é realizado na Câmara

por admin publicado 08/04/2013 18h55, última modificação 17/11/2017 12h23
 A Câmara Municipal de Marília foi local escolhido para realização do ato de mobilização nacional das Santas Casas e Hospitais Beneficentes, na cidade de Marília, ocorrido na manhã desta segunda-feira, 8, marcando o inicio de um movimento em busca de melhorias na saúde pública.

Com o lema “Tabela SUS, Reajuste já” representantes da Santa Casa, Maternidade Gota de Leite, Hospital Espírita e Hospital Universitário mostraram o quadro crítico com que se encontra o sistema hospitalar atual, denunciando a diferença média de 40% nos valores pagos pelo SUS. Esteve também presente na audiência, o vice-prefeito, Sergio Lopes Sobrinho; o Presidente da Câmara Municipal, Luiz Eduardo Nardi, além dos vereadores Bassiga, Cícero do Ceasa, Damasceno, Choquito e Capacete.

“É um basta ao subfinanciamento da saúde, que tem ocorrido devido a repasses federais insuficientes para custeio das instituições, a tabela precisa de uma revisão urgente” relatou a superintendente da Santa Casa, kátia Ferraz Santana, que abriu o encontro.

O provedor da instituição, Milton Tédde, atual diretor administrativo-financeiro da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do Estado de São Paulo), afirmou que as entidades estão “no limite” e voltou a destacar a urgência da correção. “A grande maioria das Santas Casas possui hoje gestão profissionalizada, mas não podemos fazer milagre.”

Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, juntas, as quatro entidades marilienses realizaram 770.057 atendimentos ambulatoriais em 2012. Somente na Santa Casa de Marília foram 438.384 procedimentos. Os filantrópicos registraram 11.060 internações, uma média de 922 pacientes por mês.

Com a demonstração de força e união das entidades, a expectativa é que o Ministério da Saúde responda positivamente às reivindicações. Somente no Estado de São Paulo 430 Santas Casas aderiram a movimento.