Gota de Leite busca recursos para atendimento SUS e recebe apoio de Nardi

por admin publicado 08/10/2013 14h34, última modificação 17/11/2017 12h24

Com 82 anos de existência, a Associação Feminina de Marília Maternidade e Gota de Leite quer dedicar-se exclusivamente à saúde pública, atendendo as parturientes 100% pelo SUS. A entidade apresentou a documentação necessária à Secretaria Municipal da Saúde e, durante a sessão camarária desta segunda-feira, recebeu o apoio do presidente do Legislativo, Luiz Eduardo Nardi.

Em moção de apoio aprovada, por unanimidade, Nardi destacou os investimentos da instituição voltados à humanização do parto bem como os avanços tecnológicos registrados nos últimos anos. Ele observou que a entidade tem condições de migrar para o atendimento exclusivamente público enquadrando-se no programa de incentivo do governo federal que prevê um adicional de 20% sobre a tabela SUS.

“No ano passado, a Gota de Leite registrou 93% de atendimento pelo SUS. Com a migração para o sistema totalmente público, a maternidade terá um adicional na tabela paga pelo governo e com isso poderá atender um volume ainda maior de parturientes”, assinalou o presidente da Câmara.

Logo após a votação, Nardi comentou que a “a maternidade desenvolve um trabalho muito sério”. Além dos projetos relevantes como o “Gota Itinerante” e o “Maternidade Segura”, realizados em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde, a Gota de Leite implantou acaba de implantar o Ambulatório de Vigilância Nutricional para apoiar tanto as mulheres obesas (ou com sobrepeso) que desejem engravidar com segurança, como as gestantes e também as puérperas após o nascimento dos filhos.

Uma nutricionista e uma enfermeira acompanham as pacientes enviadas pelas Unidades Básicas de Saúde e Estratégia de Saúde da Família em consultas de avaliação e monitoramento, com horário individual agendado na maternidade, gratuitamente. “Ações como essas voltadas à saúde da mulher e a garantir uma gravidez segura merecem todo apoio do poder público”, finalizou o presidente Nardi.