Divulgados em Audiência Pública o PPA e o Orçamento Geral do Município 2018

por admin publicado 08/11/2017 16h44, última modificação 17/11/2017 12h35
Durante três horas, os secretários do planejamento econômico e fazenda de Marília responderam às dúvidas de vereadores e da população, quanto à arrecadação e destinação de recursos, previstos para o próximo ano

Foi realizada na manhã desta quarta-feira, 8, na Câmara de Marília, a Audiência Pública para a apresentação do Plano Plurianual (PPA) de 2018 a 2021 e da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018.

Durante a audiência foram apresentados os planos, orçamentos e leis de diretrizes orçamentárias; as prestações de contas e o respectivo parecer prévio; o relatório resumido da execução orçamentária, bem como o relatório de gestão fiscal e as versões simplificadas dos documentos.

Conduzida pelo presidente da Câmara, delegado Wilson Damasceno (PSDB), a audiência pública teve a participação do secretário municipal da fazenda, Levi Gomes, do secretário de planejamento econômico, Bruno de Oliveira Nunes e do secretário de assuntos estratégicos, Ricardo Mustafá, além dos vereadores, João do Bar (PHS), José Luiz Queiroz (PSDB), luiz Eduardo Nardi (PR), Marcos Rezende (PSD) e José Carlos Albuquerque (PRB).

O PPA, é um plano de médio prazo que estabelece as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelo governo, ao longo de um período de quatro anos.

Além de ser o instrumento legal e formal de planejamento e orçamento, define o mecanismo auxiliar e estratégico na gestão, a estratégia de abordagem participativa de cada órgão da administração, identificando suas responsabilidades na execução do Plano de Governo.

No PPA, as propostas são elaboradas setorialmente, priorizando as demandas da sociedade e acontece também as articulações com as ações dos Governos Federal e Estadual.

O secretário de planejamento econômico, Bruno Nunes, fez uma explanação sobre os 28 Programas e 186 ações que o município deverá desenvolver no próximo ano e que serão contemplados pelo PPA.

Dentro do programa de educação infantil "Vida é educação", por exemplo, há a previsão de construção de 8 novas Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emei), a reforma de 14 unidades e a construção e reforma de duas Emei-creche, entre 2018 e 2021. Para isto, o município pretende investir R$ 64,8 milhões.

Já para a alimentação escolar (merenda) a previsão de recursos a serem aplicados é de R$ 15 milhões.

Com reserva de contingência - recurso usado para despesas inesperadas - de R$ 300 mil a receita líquida, prevista para o município, em 2018 é de R$ 662.608.542,29.

O Departamento de Água e Esgoto de Marília (Daem), tem receita prevista de R$ 82,6 milhões; a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano (Emdurb) R$11,9 milhões; Fumes R$ 64,8 milhões; Fumares R$ 428 mil e o Instituto de Previdência Municipal de Marília (Ipremm) R$ 102,5 milhões.

A Câmara de Marília deve receber R$ 17,8 milhões em 2018.

Somadas as receitas previstas, o orçamento geral do município está estimado em R$ 925.002.322,29.