Cícero apresenta projeto de lei para obrigatoriedade do teste do coraçãozinho

por admin publicado 09/08/2013 19h08, última modificação 17/11/2017 12h24
Foi aprovado por unanimidade na sessão ordinária do dia 05 de agosto, a primeira depois do recesso de julho, o Projeto de Lei nº 50/2013, do vereador Cícero do Ceasa, obrigando a realização do exame de oximetria de pulso (teste do coraçãozinho) em todos os recém-nascidos nos berçários das maternidades do Município de Marília. Como o Projeto esta como objeto de deliberação, vai para as comissões após prazo regimental de emendas, para novamente voltar à pauta e buscar aprovação como processo concluso e ser sancionado.

Atualmente, a cardiopatia congênita é detectada em alguns recém-nascidos somente após a alta hospitalar, o que resulta em morbidade significativa e ocasionalmente em morte.

A Oximetria de Pulso é um exame indolor, utilizado para medir os níveis de oxigênio no sangue e deve ser realizado em recém-nascidos assintomáticos após 24 horas de vida, mas antes da alta hospitalar, para detectar a presença de cardiopatia congênita grave que coloca em risco a vida da criança. Sendo detectada alteração na oximetria, a investigação do problema cardiológico é então aprofundada.

São inúmeras as pesquisas realizadas que apontam para os benefícios dessa prática nos bebês, no entanto, o exame de rotina é realizado somente no âmbito das UTIs neonatais, não se aplicando aos berçários com os bebês aparentemente normais, por este motivo foi feito este projeto para conseguir instituir essa prática em todos os hospitais de Marília.