"O Vereador deve ser o fiscal da população", afirma José Luiz Queiroz

por admin publicado 10/05/2017 16h14, última modificação 17/11/2017 12h34

Explicar à população o papel das Câmaras Municipais e de seus Vereadores é uma tarefa fundamental para o vereador José Luiz Queiroz. Segundo o Edil, "a Câmara municipal é, e assim deve ser, um Poder independente e autônomo. Muitas vezes a população acredita que Prefeitura e Câmara são um só poder, mas não. A prefeitura gasta o dinheiro público por meio de investimentos e custeio, cabendo à Câmara fiscalizar o bom uso do recurso financeiro. O Vereador é o fiscal do povo e deve estar atento à boa utilização do dinheiro público", reforça José Luiz.

As atribuições da Câmara são definidas na Constituição Federal de 1988 e nas Leis Orgânicas municipais.  Para Queiroz, o cidadão deve exigir dos seus representantes uma atuação fiscalizadora, já que o recurso é cada vez mais escasso. "Na verdade, não existe dinheiro público. É uma parte do orçamento doméstico, do orçamento das nossas famílias, que é administrado pelos governantes. Se o Vereador não fiscalizar, quem o fará? Não sou quem diz isso, mas a nossa Constituição da República. É fundamental o povo compreender o papel do Poder Legislativo do Município."

Ainda nessa linha, o vereador afirma que "para Marília ter uma gestão eficiente, que é a proposta do nosso prefeito Daniel Alonso, é fundamental uma Câmara atuante e participativa. A harmonia e a independência são os princípios que regem os poderes da República. Nós, vereadores, recebemos um mandato popular. Assim como o prefeito, precisamos honrar as funções do cargo para o qual fomos eleitos.  O prefeito faz obras e investimentos, os vereadores fiscalizam. É dessa forma que teremos uma Marília mais próspera, humana e com melhores oportunidades de trabalho aos marilienses."

Para o edil, a Transparência é uma grande aliada do gestor municipal que pretende administrar a cidade com mais eficiência. "Mais transparência representa melhores serviços públicos à comunidade local, apontam diversas pesquisas. Você aumenta o controle dos gastos, diminui os desperdícios e presta contas ao contribuinte que financia todos os investimentos. Hoje a ONU - Organização das Nações Unidas - tem programas específicos para aprimorar a transparência pública dos países no mundo. É um caminho saudável e sem volta", defende Queiroz.

É importante os cidadãos entenderem o verdadeiro papel das instituições e dos agentes públicos municipais. Esse conhecimento evita que as pessoas acreditem em eventuais mentiras e estimulem a desinformação, mesmo sem essa intenção. "A nossa responsabilidade como agente político é enorme. As pessoas depositam a sua confiança para serem representadas por vários anos. É por isso que eu acredito ser crucial aproximar a população da política e transmitir o máximo de informação qualificada e esclarecedora. O povo precisa compreender, de fato, o funcionamento do poder público e seus limites", concluiu José Luiz Queiroz.