Vereador Bassiga incentiva implantação do projeto rede cegonha

por admin publicado 10/06/2013 18h29, última modificação 17/11/2017 12h23
O Vereador José Bassiga Goda protocolou uma solicitação de informações sobre a adesão do município de Marília ao Projeto Rede Cegonha, já que é sabido que já existe uma proposta encaminhada pela Secretaria Municipal de Saúde ao Ministério da Saúde e que foi aprovada. O pedido solicita fazer previsão de data de implantação e concreta instalação.

A Rede Cegonha é o programa brasileiro que garante a organização de uma rede de cuidados materno-infantil. A atenção às gestantes e aos bebês compreende a criação de novas estruturas de assistência e acompanhamento das mulheres com renda até R$ 70,00 por mês. As ações têm como mote "Garantia de Vaga Sempre", tanto para as gestantes como para os recém-nascidos.

“O objetivo é que a mulher passe a contar com assistência integral à saúde desde a confirmação da gravidez até o segundo ano de vida do filho e sabemos o quanto esse programa vai contribuir para isso, esperamos que Marília consiga logo a implantação deste programa” declarou o vereador.

O Ministério da Saúde se compromete a realizar o aporte de recursos para o PRÉ-NATAL em 100% de custeio dos exames; fornecimento de kits para UBS e para gestantes; Custeio de 100% do transporte (vale transporte e vale taxi); Custeio de 100% do Centro de Parto e Casa da Gestante, com investimento para construção dos dois primeiros anos; e, custeio de 80% para ampliação e qualificação dos leitos (UTI, UCI, Canguru).