Sônia Tonin participa de Conferência da cidade

por admin publicado 11/04/2013 14h04, última modificação 17/11/2017 12h23
A Vereadora Sônia Tonin participou na última terça-feira, dia 02, da 1ª pré-conferência que antecede a 5ª Conferência Municipal da Cidade, convocada pelo Governo Federal e realizada pela Prefeitura de Marília. A pré-conferência objetivou debater os problemas da cidade e sugerir propostas que visem à melhoria do desenvolvimento urbano, sendo que nessa primeira etapa foi discutido o saneamento básico – água, esgoto e resíduos sólidos.

Para a vereadora a Conferência é mais um espaço democrático em que as pessoas podem opinar para melhorar a gestão das questões urbanas da cidade. “A Conferência é um modo de as pessoas estarem mais próximas do Poder Público, de ajudarem a decidir os rumos que a cidade tomará na questão do desenvolvimento urbano. É o povo ajudando a decidir como será a cidade em que quer viver”, comentou.

Nesse primeiro dia de debates foi abordada a questão do tratamento do esgoto e do abastecimento de água. “A partir de maio a empresa que ganhou a licitação começará a fazer as estações de tratamento de esgoto nos bairros Barbosa e Pombo”, disse Sônia.

No caso dos resíduos sólidos, Sônia enfatizou que Marília está sem aterro, mas que agora será estudado o plano de saneamento básico do município. “É o momento adequado de colocarmos esses problemas importantes em discussão e procurarmos uma solução para o saneamento básico na nossa cidade”, explicou a parlamentar.

Sônia Tonin vê como positivo o trabalho nesse primeiro dia de pré-conferência: “Notamos uma mobilização das pessoas interessadas em reclamar dos problemas mas que sobretudo querem opinar na forma que a cidade deve ser. As discussões dessa primeira reunião foram muito importantes e vão guiar os trabalhos futuros”, avaliou Sônia.

Todas as propostas colhidas nessas 4 pré-conferências serão discutidas na Conferência Municipal da Cidade, a ser realizada dia 9 de maio, e as ideias principais serão encaminhadas para discussão na Conferência Estadual das Cidades. “Os problemas que enfrentamos em Marília não são muito diferentes dos outros municípios, por isso é importante fazermos esse levantamento dessas questões urbanas e as levarmos para a fase estadual posteriormente. Devemos apresentar propostas para solicitarmos recursos junto aos governos estadual e federal”, finalizou a vereadora.

A pré-conferência contou com a participação da população, Secretários Municipais, representantes de Associações de Moradores e do Poder Legislativo. Além da Sônia Tonin, os vereadores José Bassiga Goda e Silvio Harada também representaram a Câmara Municipal.