Vereador Choquito pede fiscalização de medicamentos

por admin publicado 11/11/2013 15h13, última modificação 17/11/2017 12h25
O vereador João Paulo Sales, Choquito quer que a Prefeitura Municipal intensifique a fiscalização quanto à venda de medicamentos em bares, supermercados, lanchonetes, lojas de conveniência e estabelecimentos similares.

Considerando que a Lei Federal nº 5.991/73 em seu Art. 6º, do Capítulo II cita: “A dispensação de medicamentos é privativa de farmácia; drogaria, posto de medicamento e unidade volante, dispensário de medicamentos”.

É necessário que haja fiscalização com rigor nos estabelecimentos como supermercados, bares, mercearias, lojas de conveniência, lanchonetes e similares, onde acontece a venda de medicamentos, a fim de evitar o uso inadequado e a automedicação, pois até mesmo os remédios tidos como ‘inofensivos’, como os analgésicos e antigripais, em alta dosagem podem acarretar efeitos colaterais e prejuízos ao organismo.

A Legislação exige que farmácias tenham um farmacêutico responsável, proíbe a exposição de medicamentos fora do balcão de atendimento para dificultar a automedicação, e a armazenagem e o estoque obedecem a regras rígidas para se evitar a umidade, exposição ao calor entre outros cuidados. “Diante dos riscos é de extrema necessidade as medidas fiscalizadoras”, falou o vereador.