Câmara entrega título de Cidadão Mariliense a Heitor Roberto de Oliveira nesta sexta-feira
Acontece nesta sexta-feira, dia 13, a partir das 20 horas, a entrega do título de Cidadão Mariliense para o senhor Heitor Roberto de Oliveira. A cerimônia acontece através do projeto de decreto legislativo do vereador José Bassiga Goda (PHS). “A homenagem ao senhor Heitor Roberto de Oliveira é em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à comunidade de Marília’, justificou o vereador Bassiga. O decreto legislativo da homenagem foi publicado no dia 21 de outubro do ano passado e a cerimônia ficou agendada para acontecer nesta sexta, dia 13.
Heitor Roberto de Oliveira é nascido na cidade de Lins, a 75 quilômetros de Marília. Filho de Otília Leite de Oliveira e Lázaro Antônio de Oliveira, aos 8 anos de idade se mudou para Marília. Quando criança, trabalhou como engraxate e antes de se tornar motorista de carretos e entregas, ajudou seu pai como frentista no posto de combustível Bandeirantes.
Ingressou no radialismo mariliense em 1960, trabalhando como locutor da Rádio Dirceu de Marília. Quatro anos depois, em 1964, passou a apresentar os programas Reminiscências e Fim de Noite, na Rádio Clube de Marília. Posteriormente, passou a apresentar os programas O Periquito da Sorte, Roda Gigante e o Programa Infantil. Casou-se em 26 de outubro de 1968 com a senhora Lidiana Guimarães Ortega, com quem teve quatro filhos: a enfermeira Adriana Yara, o professor Heitor Roberto Júnior, engenheiro de produção Luís Henrique e empresária Veridiana Cristina.
Ao longo de sua carreira como comunicador, se destacam os trabalhos juntos às emissoras Itaipu FM e Rádio Vera Cruz (atual emissora 950). Paralelo à carreira de radialista, foi servidor municipal trabalhando no Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília) e na Prefeitura de Marília, onde ocupou cargos como mestre de cerimonial e presidente da cultura. Foi ainda secretário municipal da Assistência Social e presidente do Ipremm, o Instituto de Previdência do Município de Marília, onde se aposentou no serviço público no ano de 1997. No período em que ocupou a Secretaria de Assistência Social fundou o Cacam (Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente de Marília). Escreveu para os jornais Diário de Marília, Jornal do Comércio e Jornal da Manhã. Em 1998 se mudou para Itajubá, no Sul de Minas Gerais, onde trabalhou em veículos de comunicação, como rádio, jornal e televisão. Chegou a ser assessor de imprensa da Prefeitura de Itajubá e da Câmara Municipal daquela cidade.