Vereador Capacete conduz mais uma entrevista do projeto de preservação da memória de Marília
O vereador José Expedito Capacete (PDT) conduziu na sexta-feira da semana passada, dia 7, mais uma entrevista do projeto de preservação da memória oral de Marília. Gravada pela equipe técnica da TV Câmara, a entrevista do arquiteto e compositor José Luiz de Oliveira Lyrio foi anexada ao acervo da Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara Municipal da Cidade de Marília. A Comissão dos Registros Históricos é presidida pelo vereador Capacete. Lyrio tem em sua família dois ex-prefeitos de Marília. O arquiteto é filho do capitão Adorcino de Oliveira Lyrio, o 23º prefeito de Marília, administrando a cidade no período de 1952 a 1955, e irmão de Theobaldo de Oliveira Lyrio, 29º prefeito de Marília que administrou a cidade no período de 1977 a 1983.
“A conversa nossa girava em torno do Aeroclube de Marília, da música, do curso de inglês, o Yarassus participava do Centro Cultural Quatro de Abril, que era envolvido com a União Cultural. A gente fazia muita música localizada, frequentávamos a pracinha e como a Dona Adélia, professora Dona Adélia, tomava conta da gente e, muitas vezes, com guarda-chuva batia e dizia: ‘Vai estudar, menino! Vai para casa, estudar!’, então a gente acabava colocando essas situações nas músicas. Era muito gostoso”, disse.
Lyrio lembrou as composições que fez para os carnavais de Marília e as competições saudáveis que existiam entre os compositores da cidade. Na avaliação do vereador Capacete, a gravação do depoimento do arquiteto e compositor mariliense contribuirá de modo significativo para compreender um período da vida cultural da cidade. “Marília sempre inspirou o trabalho de José Lyrio e, para quem acompanhou seu depoimento, fica claro o quanto ele ama esta cidade e suas lembranças agora estão registradas no acervo da Comissão dos Registros Históricos”, analisou. O acervo da comissão pode ser consultado por escolas, universidades e pesquisadores.