Câmara empossa novos membros na Comissão de Registros Históricos de Marília

por admin publicado 15/01/2014 16h01, última modificação 17/11/2017 12h25

Durante solenidade realizada na “Sala Nasib Cury”, no final da tarde de terça-feira (14/01), o presidente do Legislativo, engenheiro Luiz Eduardo Nardi, deu posse aos membros da Comissão Organizadora dos Registros Históricos da Câmara Municipal e da Cidade de Marília, que será presidida pelo vereador José Expedito Carolino (Capacete), pelo período de um ano.

Criada em 1983, a Comissão tem por objetivo resgatar e preservar a história de Marília. Ela é composta pelos veteranos Antônio Augusto Neto Filho, Rosalina Tanuri, João de Almeida, Ivan Evangelista Junior, Wilson Novaes Matos, Luiz Arnaldo Cunha de Azevedo, Antônio Martinelli, Paulo César Colombera e Wilza Aurora Matos Teixeira e pelos novos integrantes: Lourdes Marcelino Machado, Sirley Guarezzi e Maria Cristina Cruz de Rezende Paoliello.

Ao iniciar a solenidade, o presidente Nardi saudou os membros da Comissão “no seu trabalho de resgatar e manter viva a história da nossa cidade. As pessoas, eventualmente, passam. Mas, a comissão vem deixando um relato extremamente importante do passado da nossa cidade, sobretudo porque só quem tem um passado vislumbra um futuro bem contado, que possa falar das coisas, das pessoas, de todos os habitantes, das conquistas da nossa cidade”, ressaltou.

O presidente cumprimentou os componentes da Comissão “pelo que fizeram no ano que passou, capitaneados pelo vereador Delegado Wilson Damasceno, com brilho, com competência e com eficiência. Tenho certeza que, pela experiência que já acumulou, será seguido e será implementado pelo vereador José Expedito Capacete”.

Ele acrescentou que “esta é uma Comissão realmente histórica sob todos os aspectos: primeiro, porque resgata o passado da cidade; e segundo, porque tem um papel fundamental, que são raras as instituições que fazem o que vocês fazem”. Nardi assegurou que o grupo continuará contando com todo apoio necessário.

Em seguida, o vereador Damasceno deu as boas-vindas aos novos integrantes e agradeceu ao presidente Nardi por ter “acolhido nosso propósito de renovação da Comissão nas pessoas da Sirley, da Maria Cristina e da Lourdinha Marcelino Machado”. Ele observou que trata-se de “um trabalho de garimpagem da história, da preservação de tudo o que se fez de desenvolvimento da nossa cidade”, assinalando que todos dedicam-se com muito amor à missão.

VOLUNTÁRIOS

O novo presidente, José Expedito Capacete, disse sentir-se honrado por retornar à Comissão. Ele observou que os membros são voluntários e que pretende dar continuidade ao trabalho que vinha sendo realizado.

Por sua vez, Antônio Augusto Neto Filho, membro desde a criação da Comissão, há 31 anos, fez questão de frisar o papel dos primeiros integrantes, “que são pessoas a quem Marília deve muito como Paulo Lara, Armando Raineri, Sebastião Carvalho Leme”. Toninho Neto, como é carinhosamente chamado, contou curiosidades sobre a história de Marília como o local de sepultamento dos restos mortais de Bento de Abreu Sampaio Vidal e sua esposa Izabel, na Igreja Matriz de São Bento, “ao lado de D. Daniel e D. Hugo Bressane de Araújo”.

Ele falou sobre o esforço que demandou a pesquisa para catalogar a história de mais de 2000 nomes de ruas de Marília. Toninho Neto citou, ainda, que a cidade é uma das poucas a possuir registro em áudio e vídeo do primeiro prefeito: “Graças à dedicação do Sebastião de Carvalho Leme, que foi ao Rio de Janeiro, temos a gravação da entrevista com o prefeito Durval de Menezes”, revelou.

Finalizando, a professora Lourdes Marcelino Machado, agradeceu, em nome das três novas integrantes, “o convite que muito nos honrou e esperamos corresponder aos objetivos e à missão da Comissão de Registros Históricos de Marília”.

Além do presidente da Câmara, engenheiro Nardi, do ex-presidente da Comissão, Delegado  Damasceno e do novo presidente Capacete, estiveram presentes à solenidade os vereadores José Bássiga da Cruz e Marcos Rezende.