Vereadores ressaltam segurança e agilidade a partir do GPS rural

por admin publicado 15/07/2015 14h51, última modificação 17/11/2017 12h30
 Câmara de Marília, representada pelos vereadores Silvio Harada (PR), Sônia Tonin (PSC) e José Expedito Capacete (PDT), participou na tarde desta terça-feira, dia 14, do lançamento do Programa Municipal de Georreferenciamento de Estradas e Propriedades Rurais, o GPS Rural. Realizado no auditório da Prefeitura de Marília, no segundo andar do Paço Municipal, o evento foi marcado pela assinatura da ordem de serviço feita pelo prefeito municipal Vinícius Camarinha (PSB) que autorizou a implantação do serviço. Os vereadores presentes foram unânimes em destacar que o programa ampliará a segurança dos moradores da zona rural.

O vereador Silvio Harada, que é engenheiro agrônomo e desenvolve atividade profissional em uma cooperativa da cidade, utilizou a palavra durante a solenidade em nome do Poder Legislativo e do presidente Herval Rosa Seabra (PSB). “Quero dar um abraço em cada um de vocês, meus amigos. Vocês sabem o quanto é difícil conviver com a distância da área urbana, pois na cidade tudo é fácil: pagar uma conta, levar o filho para a escola, ir ao trabalho. Mas, no sítio, ainda mais quando chove, as coisas ficam complicadas. E em caso de segurança, a gente não sabe o que fazer. Mas, hoje, a tecnologia permite eliminar o problema da falta de localização”, disse o vereador na cerimônia de lançamento do GPS Rural.

De acordo com o vereador Silvio Harada, atualmente existem na zona rural de Marília mais de 1700 propriedades rurais, entre chácaras, sítios e fazendas, e as estradas de interligações somam mais de 500 quilômetros. “O georreferenciamento é uma ferramenta que não tem como ser individualizada, precisaria o Poder Público intervir para a implantação deste serviço, justamente da forma como o prefeito Vinícius Camarinha abraçou esta causa”, contextualizou o vereador. Outro parlamentar com grande atuação junto às comunidades dos distritos rurais de Marília, o vereador José Expedito Capacete, ressaltou que a agilidade no atendimento à população da zona rural estará garantida pelo GPS rural. “A Polícia Militar, os bombeiros e as ambulâncias terão mais facilidade para chegar até as propriedades a partir deste sistema de identificação”, salientou o edil.

A identificação, além de facilitar a chegada das viaturas policiais, do Corpo de Bombeiros ou ambulâncias, incluindo as UTIs móveis do Samu, irá contribuir para o transporte escolar e até mesmo para os Correios, conforme explicou o prefeito Vinícius Camarinha (PSB). “O GPS Rural é um serviço inédito em Marília, um programa especificamente para atender a zona rural de nossa cidade. Morei na propriedade rural do meu avô, em Padre Nóbrega, e sei da importância da localização exata das propriedades agrícolas para facilitar a ação policial no combate ao furto, no combate ao roubo e até mesmo para as atividades públicas da Saúde e Educação”.

A vereadora Sônia Tonin avaliou a chegada do GPS Rural como algo imprescindível. “Realmente era um serviço que precisaria acontecer em nosso município, principalmente porque a zona rural é grande e estava praticamente desconhecida. Cada propriedade terá sua identificação sua rota, que, a partir do aparelho de GPS poderá ser facilmente localizada numa situação de urgência e emergência, ampliando assim a proteção das famílias que vivem no campo”, destacou. A partir do GPS Rural, cada propriedade será dotada de uma placa refletiva para facilitar a identificação no período noturno. As informações serão disponibilizadas para aparelhos de GPS apenas dos órgãos de segurança (como Polícia Militar e Corpo de Bombeiros) e órgãos municipais (como Secretaria da Saúde, Secretaria da Educação e Defesa Civil, por exemplo). O mapeamento via satélite foi elogiado por lideranças do agronegócio que participaram da solenidade, a exemplo do presidente do Sindicato Rural de Marília, Fernando Vilella.