Com presença de desembargador Edmundo Fraga Lopes, Câmara faz homenagem ao TRT da 15ª região

por admin publicado 15/12/2015 16h12, última modificação 17/11/2017 12h31
 A Câmara Municipal de Marília realizou na tarde de segunda-feira, dia 14, solenidade para homenagear os desembargadores do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região. Realizada na sala Nasib Cury, a cerimônia contou com a presença do desembargador Edmundo Fraga Lopes e foi conduzida pelo presidente do Poder Legislativo, Herval Rosa Seabra (PSB). Com aprovação unânime do plenário, os votos de congratulações para os desembargadores e juízes que integraram a comissão organizadora do XVII Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho Rural, realizado em Marília em outubro, foram de autoria do vereador Delegado Wilson Damasceno (PSDB).

A solenidade contou com transmissão ao vivo pela TV Câmara, emissora legislativa com sinal digital aberto, e foi presenciada pelos vereadores Delegado Wilson Damasceno, Marcos Custódio (PSC), José Expedito Capacete (PDT), Luiz Eduardo Nardi (PR), Silvio Harada (PR), José Bassiga Goda (PHS) e Cícero do Ceasa (PT), além dos juízes do Trabalho em Marília, doutora Keila Nogueira Silva e doutor Flávio Henrique Garcia Coelho, advogado João Carlos Pereira, membro do Conselho Regional de Prerrogativas da 11ª Região da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), e o presidente eleito da subseção da OAB em Marília, Marlúcio Trindade.

“Para a Câmara este momento é de uma importância grande, porque é o coroamento do que foi os preparativos, a realização e agora é o pós XVII Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho Rural. Marília teve a honra de sediar o evento em 2015, tivemos mais de 600 inscritos, que participaram nestes dois dias. E a presença da alta cúpula do Tribunal Regional do Trabalho, incluindo o presidente doutor Lorival Ferreira dos Santos, além de ministros. Estamos fechando esta realização com a entrega dos votos de congratulações concedidos pela Câmara de Marília”, disse Herval Rosa Seabra.

Para a classe jurídica, na avaliação do presidente do Legislativo, o XVII Congresso permitiu um momento de aprendizagem justamente por ter contato com as presenças dos desembargadores e ministros do Trabalho. “De uma maneira geral, a cidade de Marília saiu ganhando com a realização de um evento como esse, principalmente por elucidar questões que, na maioria das vezes, havia dúvidas. Com as presenças dos desembargadores, é garantido o ensinamento destes direitos”, disse o presidente.

 

Homenagem eternizada

 

O desembargador Fraga Lopes, natural de Tupã (a 80 quilômetros de Marília), ressaltou que a solenidade realizada pelo Poder Legislativo de Marília consistiu numa homenagem que ficará eternizada. “Particularmente já detinha o título de Hóspede Oficial do município quando aqui estive para implantar o processo judicial eletrônico, mas, agora, com esta homenagem aqui, ficará eternizada para todos os dias da minha vida”, afirmou Lopes.

Ele mencionou que recebeu a homenagem em nome do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, destacando que o desejo do presidente doutor Lorival Ferreira dos Santos foi cumprido com a realização do Congresso Brasileiro de Direito do Trabalho Rural na cidade de Marília em outubro.

“A comunidade nos recebeu muito bem, a Câmara Municipal, a Prefeitura Municipal e o evento foi um sucesso em âmbito nacional”, comentou. Os debates realizados em Marília durante o congresso influenciaram o Direito no Trabalho Rural em todo o Brasil, aperfeiçoando as decisões judiciais.

O autor dos votos de congratulações, Delegado Damasceno, lembrou que o grau de envolvimento dos participantes do Congresso foi intenso e houve profundas reflexões sobre o tema. “Os presentes buscavam a solução e a melhoria para o ambiente do trabalho no campo e em toda a área rural. Os desembargadores do TRT mostraram que estão cada vez mais próximos da comunidade. Assim, conhecem a realidade dos trabalhadores”, salientou.

Os votos de congratulações foram para o presidente do TRT da 15ª Região, Lorival Ferreira dos Santos e aos desembargadores Francisco Alberto da Motta Peixoto Giordani, Edmundo Fraga Lopes, Samuel Hugo Lima, Manoel Carlos Toledo Filho e Ana Paula Pellegrina Lockmann, juízes Alzeni Aparecida de Oliveira Furlan, Teresa Cristina Pedrasi, Keila Nogueira Silva e Flávio Henrique Garcia e ao advogado João Carlos Pereira, membros da comissão organizadora do XVII Congresso Nacional.