Vicentinos são homenageados em sessão solene que enalteceu 85 anos da Sociedade S. Vicente
Receberam homenagem pelo plenário os voluntários Cícero Balbino, Eurídes Bernardes da Silva, Clara Almeida de Oliveira, Neusa Domingues da Silva Caetano, André Luís Martins dos Santos e Amanda Rampazo de Barros. Falecido em julho, o vicentino Vicente Pinto Roim (1947-2015) recebeu reconhecimento póstumo por seu trabalho na sociedade. Por quatro anos, Vicente, que foi aclamado vicentino durante a Festa da Imaculada Conceição de 2013, se dedicou à causa de São Vicente de Paulo. Presidiu o Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal. Chegou a ser reeleito para a função, mas não chegou assumir o novo mandato. Faleceu em 25 de julho.
Além do Educandário Bento de Abreu Sampaio Vidal, a ordem mantém o Lar São Vicente de Paulo. “Em Marília, as ações da sociedade vicentina começaram em 28 de dezembro de 1930, portanto há 85 anos, com a conferência vicentina de São Bento, fundada por dom Altino da Rocha, bispo de Cafelândia. O conselho central de Marília foi fundado em 1956”, informou o autor da indicação da sessão solene, Delegado Damasceno.
Atualmente o conselho central de Marília é presidido pelo hoteleiro Pedro Codogna. Ao discursar na tribuna da Câmara, Codogna agradeceu a oportunidade, ressaltou a dedicação do prefeito Vinícius Camarinha na ajuda das ações da sociedade vicentina e resumiu que, sem a presença do Cristo, da palavra de Deus e das regras vicentinas, todo o trabalho não existira. O prefeito Vinícius não pôde comparecer e em seu lugar enviou a secretária municipal da Juventude, Teresa Cristina Albieri Baraldi, que destacou as iniciativas solidárias e as atitudes dos vicentinos junto às comunidades carentes que sofrem com o impacto da vulnerabilidade social.
O presidente da Câmara, Herval Rosa Seabra (PSB), justificou sua ausência em decorrência de compromissos assumidos anteriormente. Seabra comentou que Marília é muito grata por todo empenho solidário dos vicentinos. “É uma sociedade que merece todo o nosso reconhecimento”. Samuel da Farmácia, que presidiu a sessão no lugar de Seabra, ponderou que o reconhecimento da Câmara através da cerimônia solene é merecido, uma vez que praticamente desde a fundação de Marília a Sociedade São Vicente de Paulo contribui amparando e protegendo os mais necessitados. Além de Damasceno e Samuel da Farmácia, a sessão solene contou com as presenças dos vereadores Silvio Harada (PR), Cícero do Ceasa (PT) e José Expedito Capacete (PDT). A cerimônia foi transmitida pela TV Câmara.