Poder Legislativo enaltece trabalho do Gacch durante entrega de Casa de Apoio
A Câmara Municipal de Marília enalteceu, através dos vereadores Marcos Rezende (PSD), Sônia Tonin (PSC), José Expedito Capacete (PDT) e José Bassiga Goda (PHS) o trabalho dos voluntários do Grupo de Apoio às Crianças com Câncer e Hemopatias (Gacch) de Marília, durante a cerimônia que marcou a entrega da Casa de Apoio a pacientes e familiares. A solenidade, que aconteceu no começo da semana, na terça-feira, dia 14, contou com as presenças de diversas autoridades, entre elas, o prefeito municipal Vinícius Camarinha (PSB), presidente do Gacch de Marília, Doralice Marvulle, e representantes de entidades que colaboraram com a aquisição do imóvel, a exemplo do empresário Everaldo Martins, franqueado do McDonald que representou o Instituto Ronald McDonald, e o coordenador do programa Tauste Ação Solidária, Guilherme Cunha. Também compareceu o provedor da Santa Casa de Misericórdia de Marília, Milton Tédde. A residência fica na rua Júlio de Mesquita, bairro Cascata.
“É um orgulho e uma satisfação poder estar participando de um evento tão importante como este. Fico imaginando, quando alguém da família passa por um drama como esse, que não tem médico que possa superar uma dificuldade como esta. O médico faz a parte dele, mas a sociedade, a família, a família mariliense, abraça estas outras famílias e dá orientação, amparo psicológico. Tudo isso numa casa muito bem estruturada, por esta razão é motivo hoje de muita satisfação e muita emoção. Quero parabenizar a nossa cidade de Marília por este trabalho maravilhoso que todos vocês realizam em prol daqueles que mais precisam. Muito obrigado e parabéns”, observou Rezende durante a solenidade. O vereador, vice-presidente da Câmara, na ocasião, representou o presidente Herval Rosa Seabra (PSB).
Para o vereador, a solenidade representou a concretização de todo o esforço da comunidade de Marília, que através de iniciativas solidárias e campanhas, como o McDia Feliz e o Tauste Ação Solidária, cooperou para o Gacch dar prosseguimento ao projeto de conquistar a sua sede própria.
Marília solidária
O prefeito Vinícius Camarinha garantiu que, mesmo com a casa própria, a subvenção mensal que a Prefeitura Municipal transferia para o pagamento do aluguel do Gacch será convertida em verba para o custeio mensal da entidade. “Confesso a vocês que tive a oportunidade de percorrer vários municípios no Estado de São Paulo e não vi nenhuma entidade como a nossa ACC e como o nosso Gacch, instaladas em qualquer lugar do Estado de São Paulo. Marília é uma referência neste atendimento. E não é por conta do prefeito municipal ou da Câmara Municipal: é por conta do envolvimento da nossa sociedade. Este é o grande exemplo que nós temos. O voluntário que temos aqui em Marília e que faz acontecer. A casa é um ponto de referência, de apoio, de ajuda para estas pessoas que necessitam”.
Vinícius ressaltou o papel auxiliador da Câmara de Marília, destacando que o Legislativo mariliense vem aprovando os projetos de interesse público.
O vereador José Expedito Capacete (PDT) definiu a última terça-feira como um dia feliz, devido à inauguração de uma estrutura tão confortante para os familiares e pacientes amparados pelo Gacch. Quem também elogiou a estrutura do imóvel foi o vereador José Bassiga Goda (PHS). “Quem está ganhando com a inauguração desta Casa de Apoio é a população de Marília”, sintetizou. A vereadora Sônia Tonin (PSC) descreveu a imensa alegria e a sensação de realização que notou no semblante e nos olhares dos voluntários do Gacch. “Os voluntários estão estendendo a mão para quem realmente precisa, e precisa numa hora muito difícil. Não tem preço este trabalho. Não apenas a cidade de Marília sai ganhando, bem como toda a população da região. Pois muitos pacientes da região são atendidos em Marília pelos voluntários do Gacch”, afirmou.