Estudos para implantação de faixa em X é requerido pelo vereador Herval Seabra
A faixa diagonal facilita e reduz o tempo de travessia, pois de uma só vez o pedestre poderá chegar do lado oposto da rua. Deste modo, o transeunte terá mais tempo, podendo atravessar com mais calma e segurança, evitando as chances de sofrerem acidentes. Juntamente com a medida, se sugere que a EMDURB – Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional de Marília, realize campanha sobre a importância de o pedestre utilizar as faixas de segurança para uma travessia segura.
Segundo o vereador é preciso orientar a população sobre os direitos e deveres dos pedestres e motoristas, criando assim mais segurança e fluidez de trânsito. “Considerando que o Código de Trânsito Brasileiro estabelece que: “Os pedestres que estiverem atravessando a via sobre as faixas delimitadas para esse fim terão prioridade de passagem”, mas infelizmente, ainda falta conscientização, tanto dos pedestres, como dos motoristas quanto os benefícios deste importante dispositivo de segurança”.
A faixa em X tem como objetivo facilitar a vida dos pedestres, que, em vez de efetuarem a travessia em duas etapas distintas (uma via por vez) para atingir a esquina oposta, poderão fazê-lo em uma única vez. Com a medida, o tempo de travessia para as pessoas a pé no local cairá de cerca de um minuto e meio (89 segundos) para cerca de um minuto (61 segundos).