Comissão de Registros Históricos entrevista a jornalista e ex-vereadora Euthalia Battaiola

por admin publicado 17/02/2014 12h02, última modificação 17/11/2017 12h25
Aconteceu no último dia 07 deste mês de fevereiro, a entrevista com a querida Jornalista Euthalia Battaiola. Estiveram presentes os membros da Comissão Presidida pelo vereador Capacete; Antonio Augusto Neto, Antonio Martinelli, Wilza Matos Teixeira, Maria Cristina Pauliello, Lourdes Marcelino Machado e a secretaria Márcia Farias. As filmagens ficaram por conta dos cinegrafistas Eduardo Leme e Matheus Panssonato da Silva.

Nascida Marília, é filha de Mário Battaiola e Concheta Alpino Battaiola. Respondendo as perguntas feitas pelo Presidente Vereador Capacete, conta que ainda muito jovem já se dedicava às artes iniciando a carreira de bailarina enquanto estudante do Colégio Sagrado Coração de Jesus.

Com muita espontaneidade e entusiasmo, revela sua paixão por Marília e comenta que todos a conhecem como colunista social, porem ela “ganhou o pão” como Professora. Foi uma vida dedicada ao magistério. Minha grande paixão foram os alunos da zona rural, tenho um carinho especial por eles. Sobretudo por permanecer solteira, teve sempre seus alunos como verdadeiros “filhos”.

Nos anos 70, a convite do tio Alpino, ela candidatou-se como vereadora, porém não tinha vocação, o tio a convenceu que seria apenas para cumprir as exigências do partido quanto ao numero de mulheres na composição da chapa. O que eles não previam é que ela seria muito bem votada para a época, por serem raras mulheres candidatas (278 votos) ficando na suplência e assumindo na vacância ficando vereadora por poucos  meses.

Desta experiência, relata que muitas vezes era solicitada pelos munícipes para doação de “banheiro”. É que naquele tempo, era difícil para as famílias carentes conseguir erguer um banheirinho em suas casas. Conta que muitas vezes mesmo indo contra algumas votações, mantinha firme aquilo que acreditava e acabava votando com independência. Nesta sua experiência na política revela que foi só neste período porque a experiência foi o suficiente para ela reconhecer que não tem vocação para atuação política partidária.

Lembrou que pela sua carreira na dança como bailarina, seu sonho, que é compartilhado pelo membro da Comissão Toninho Neto, é de que Marília tenha uma Escola Municipal de Dança, que ofereça oportunidade as crianças dos bairros de formação completa em balé clássico e moderno dentre outras modalidades.

Euthália também foi locutora de rádio na década de 70 e junto com o amigo Antonio Augusto Neto, Humberto Marçal, Natal Galina, faziam na rádio Dirceu o Programa Gente Nossa.

Formou-se em Pedagogia, pela primeira turma da UNESP, então FAFI, e seu primeiro trabalho como Professora foi na cidade de Barra Bonita (SP). Quando se transferiu para Marília, foi convidada a fazer colunismo social no Jornal Correio de Marília, onde ficou por muitos anos.

Muito carismática e alegre Euthália sugere outra entrevista com ela, somente para falar sobre seu trabalho como colunista social.  Atualmente é responsável pela coluna social do jornal Correio Mariliense. No jornalismo social, Euthalia atuou também na segunda fase do Correio de Marília, escreveu para revistas Vogue, Frente e Verso, Tabloide InterNews e informativos do Tênis Clube e Yara. Ela nomeia o jornalista Anselmo Scarano como seu “mentor e referência inesquecível” e traça como meta o trabalho de reconhecer o melhor do ser humano e divulgá-lo para que seja exemplo às gerações.

Religiosa, batalhadora e festeira, a nobre colunista também foi homenageada em 2006 com a ‘Medalha Pioneiro’ do Rotary Clube de Marília. E essa não foi a única forma de reconhecimento. Somente na Câmara Municipal recebeu outras quatro homenagens, como educadora exemplar, mulher, jornalista e vereadora. Battaiola também integrou a listagem das Mulheres Destaques de 2011.

matéria: Wilza Matos