Tráfico humano é o tema da Campanha da Fraternidade lançada na Câmara

por admin publicado 17/03/2014 14h03, última modificação 17/11/2017 12h25

Iniciada na “Quarta-feira de Cinzas”, a Campanha da Fraternidade 2014 foi lançada em Marília, na última sexta-feira (14), durante sessão solene realizada na Câmara Municipal. Tendo como tema o tráfico humano, a campanha da igreja católica busca levar a sociedade a refletir sobre as várias formas de tráfico de pessoas e contribuir para o seu combate.

Entre as autoridades presentes, destacaram-se o bispo emérito D. Osvaldo Giuntini, o bispo de Marília D. Luiz Antônio Cipolini, o prefeito Vinicius Camarinha, o capitão Mário Sérgio Nonato (9º BPM-I), o sargento Ildson Cardoso (Tiro de Guerra), a Irmã Analice Rocha Amorim (diretora do Colégio Sagrado Coração de Jesus), o ex-prefeito Mário Bulgareli e o ex-vereador Felipe Elias Miguel. Padres, religiosos e leigos acompanharam o evento no plenário da Câmara.

Também participaram da sessão solene, o presidente do Legislativo, engenheiro Luiz Eduardo Nardi, e os vereadores Marcos Rezende, José Bássiga da Cruz, Cícero do Ceasa, Marcos Custódio e Sônia Tonin. Os vereadores Mário Coraini e Wilson Damasceno enviaram correspondência justificando a ausência.

Estatísticas

Falando em nome do Legislativo, o vereador José Bássiga da Cruz citou estatísticas alarmantes sobre o tráfico de pessoas em todo o mundo. Conforme disse, o comércio de órgãos, o trabalho escravo, a exploração sexual e as adoções ilegais de crianças, movimentam 32 bilhões de dólares, anualmente.

Citando o lema da campanha: “Para a liberdade que Cristo nos libertou”, o vereador destacou a importância da igreja católica abordar o tráfico de pessoas na Campanha da Fraternidade deste ano. “Na década de 80, mais de 20 mil crianças brasileiras foram levadas para o exterior para doações e não se sabe o que aconteceu com elas”, assinalou.

Em seguida, o bispo D. Cipolini lembrou que a Campanha da Fraternidade completa 50 anos em 2014. Ele falou sobre o período da Quaresma, época de jejum, oração e caridade quando os católicos devem estar mais atentos para seguirem os preceitos do Evangelho de Jesus Cristo.

O padre Marcos Roberto Marques Ortega, coordenador diocesano da campanha, abordou a importância da reflexão e sensibilização de todos diante de um assunto de tamanha gravidade. Na sequência, a psicóloga Alessandra Faria Rossi, fez uma explanação sobre os principais tipos de tráfico humano, citando os telefones Disque 100 e Disque 180 que recebem denúncias 24 horas por dia.

Por fim, o prefeito Vinicius Camarinha elogiou a igreja católica pela escolha do tema e aproveitou para citar os investimentos que estão sendo feitos na educação em Marília. Conforme disse, as escolas em período integral proporcionam um ambiente acolhedor e seguro para as crianças e adolescentes longe dos perigos das ruas.

O presidente Nardi agradeceu a presença de todos e afirmou que “ações são necessárias para o enfrentamento deste problema e que não se perca no discurso. Nós nos renovamos na fé quando também se renovam os temas abordados pela Campanha da Fraternidade”.

E concluiu citando D. Raimundo Damasceno de Assis, presidente da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil): “A esperança cristã nos faz crer que nenhum mal tenha a palavra final, que a ressureição de Cristo, para a qual nos leva a Quaresma, nos livre da indiferença globalizada e seja a nossa força na luta contra o mal do tráfico humano”.