Presidente da Câmara acompanha prefeito em eventos na manhã desta sexta-feira
O presidente da Câmara de Marília, delegado Wilson Damasceno e o prefeito Daniel Alonso, ambos do PSDB, participaram de dois importantes eventos na manhã desta sexta-feira, 18.
No primeiro deles o presidente e o prefeito, acompanhados do secretário municipal do trabalho, turismo e desenvolvimento econômico, Cássio Luís Pinto Júnior, se reuniram com o deputado estadual, João Caramez (PSDB) autor da lei que deu origem ao programa estadual "Município de Interesse Turístico" (MIT). Caramez é quem está apoiando e irá encaminhar Marília ao credenciamento no programa.
Cássio Luís Pinto Júnior informou que Marília está finalizando processos burocráticos para ser credenciada, junto ao governo do estado. " Marília está concluindo seu plano diretor de turismo. Assim que terminarmos, ele será enviado à Câmara para aprovação dos vereadores e posteriormente, deverá ser enviado à assembleia para ser votada a condição de MIT. Já fizemos também a primeira audiência pública de turismo com a presença do presidente do Amitur (Associação Brasileira dos Municípios de Interesse Cultural e Turístico), Jarbas Favoretto e não tenho dúvidas que em breve, poderemos solicitar nosso credenciamento", disse Cássio.
De acordo com o secretário, com o credenciamento, Marília deverá receber anualmente, entre R$ 500 mil e R$ 600 mil. Atualmente, existem 70 instâncias turísticas em todo o estado e com o MIT, serão criados 140 municípios de interesse turístico.
Para o presidente da Câmara, a cidade oferece excelentes condições para o credenciamento. "Marília tem um potencial turístico muito grande. Recentemente, recebemos o padre Adenilson do Santuário São Judas Tadeu que pede que o santuário seja inserido no calendário turístico da cidade. Nós temos aqui também o museu paleontológico, nosso setor gastronômico também é um diferencial sem falar nos nossos hotéis, que têm perfeitas condições para suportar esta demanda turística. Então viemos entregar o título de 'Visitante Ilustre` por todo auxílio e trabalho que ele tem feito por Marília e reforçar nosso pedido de apoio ao credenciamento de Marília junto ao MIT", disse Damasceno.
O prefeito Daniel Alonso também reforçou o pedido de apoio ao deputado João Caramez, para o credenciamento da cidade. "Nós sabemos que o turismo é hoje uma das principais fontes geradoras de renda em muitos países do mundo e nós reunimos condições e elementos mais que suficientes para sermos também, num futuro próximo, destaque no turismo".
O segundo compromisso da manhã foi na Faculdade de Medicina de Marília (Famema) que irá se tornar também o Pólo Marília da Univesp (Universidade Virtual do estado de São Paulo).
O diretor administrativo da Univest oficializou, Ricardo Alexandre Bocalon, oficializou à chegada a Marília. "A parceria com a Famema e com o município de Marília está trazendo para cá seis cursos de graduação superior de qualidade do ensino a distância (EAD). Teremos aqui engenharia de produção, engenharia da computação, pedagogia, matemática, tecnólogo em gestão pública e tecnólogo em jogos virtuais. Esta é a única universidade pública virtual do Brasil e que Marília está recebendo agora. A previsão é de que tenhamos 30 vagas para cada curso".
Durante o evento o prefeito Daniel Alonso e o presidente da câmara Wilson Damasceno propuseram ao reitor da Univesp a instalação de um segundo pólo municipal. "Nós acabamos de tratar disso com o prefeito Daniel. Um prefeito que luta pela melhora da educação no município sempre. Já conversamos bastante sobre esta possibilidade e já estamos acertando para que isso vire uma realidade, não só um pólo como lançamos hoje, mas o segundo pólo da Univesp em Marília", disse Bocalon.
Sobre a vinda da Univesp, o presidente da Câmara comentou que a iniciativa aumenta as possibilidades dos jovens no mercado de trabalho. "Marília vive um momento diferente, de renovação, de mudanças e esta iniciativa da Famema pode gerar oportunidades aos jovens da nossa cidade para que eles possam ter sua graduação em um dos diversos cursos à disposição. A gente sabe da dificuldade financeira de muitos jovens que não podem arcar com os custos de uma faculdade e agora com a Univesp o estudo será gratuito. Então este é um momento marcante para a cidade. Parabéns ao prefeito Daniel, pelo apoio que dá a mais esta iniciativa da Famema que está implementando uma nova forma de atuação da faculdade de medicina em Marília".
A Univesp foi criada com foco na expansão do ensino superior público, gratuito e de qualidade no Estado de São Paulo. Os cursos oferecidos pela quarta universidade pública do Estado seguem a modalidade presencial e semipresencial com encontros obrigatórios. As atividades são desenvolvidas por meio de ferramentas digitais e virtuais que promovem ambientes colaborativos e cooperativos disponibilizados na internet, por meio de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA), programas da Univesp TV e videoaulas.
O Coordenador do polo Famema da Univesp é o Prof. Dr. Ricardo Shoiti Komatsu. A Univesp é mantida pelo Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação.