Representantes da greve dos servidores pedem intermediação do presidente Herval Rosa Seabra

por admin publicado 20/05/2015 18h26, última modificação 17/11/2017 12h29
 Pedido de audiência com o Poder Legislativo ocorreu na manhã de quarta-feira e presidente se reuniu com funcionários ao final da tarde

Treze representantes dos servidores municipais que estão em greve em Marília desde a semana passada foram recebidos no final da tarde desta quarta-feira, dia 20, pelo presidente da Câmara Municipal de Marília, Herval Rosa Seabra (PSB). O pedido de audiência partiu do comando de greve no período da manhã e a reunião ficou agendada para as 16h30, no gabinete da presidência. Por mais de uma hora, os trabalhadores municipais expuseram os motivos da paralisação por tempo indeterminado e solicitaram ao presidente do Poder Legislativo que intermediasse uma audiência entre grevistas e o Poder Executivo de Marília.

O presidente do sindicato dos servidores, Mauro Cirino, esclareceu que o movimento do funcionalismo concentrou esforços para obter três reivindicações nesta possível reabertura das negociações salariais: o não desconto dos dias parados em função da greve, fixação de um índice para correção anual dos salários que não esteja associado a indicador federal, conforme determinou súmula do Supremo Tribunal Federal, e ampliação da recomposição salarial já autorizado pelo município e aprovado pelo Legislativo. “Os servidores já têm assegurado o reajuste de 4,5%, conforme a Câmara aprovou recentemente e eles pedem que este percentual seja melhorado. Sabemos da realidade do município, da situação crítica pela qual passa a economia brasileira e colocamos este posicionamento para os representantes dos servidores. Ouvimos todas as reivindicações dos trabalhadores e nos comprometemos em repassar todos os pontos para o prefeito Vinícius Camarinha, bem como adotar todas as questões possíveis para o fim da greve. A greve não é boa para ninguém, nem para os servidores e muito menos para a população”, afirmou Herval.

Os 13 servidores que participaram do encontro, além de sindicalistas, representaram setores como educação, serviços gerais, funcionários da saúde, agentes de segurança, motoristas e da autarquia do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília). “Os servidores puderam se expressar durante todo o tempo da reunião, cada trabalhador presente falou sobre a realidade dos setores e apresentaram a pauta de solicitações”, disse.

Antes de formular o projeto que concedeu o reajuste de 4,5%, a administração municipal realizou reuniões com os representantes dos servidores. As rodadas de negociação contaram com comissão formada por três vereadores nomeados pelo presidente Herval Rosa Seabra. Na última segunda-feira, durante sessão ordinária, representantes do sindicato dos servidores deixaram com o presidente Herval cópia da pauta de reivindicação que foi protocolada junto ao gabinete do prefeito.