Projeto Cidadão Conectado é pleiteado por Herval Seabra

por admin publicado 20/06/2013 18h30, última modificação 17/11/2017 12h23

O Vereador Herval Rosa Seabra, encaminhou a Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações do Governo Federal, pedido para a cidade de Marília seja incluída no ‘Projeto Cidadão Conectado - Computadores para Todos’. A intenção é garantir financiamento facilitado para adquirir equipamento eletrônico com o intuito de garantir maior acesso às tecnologias de informação e comunicação.

O Programa Nacional de Informática na Educação (Pro Info) incentiva e dá o suporte necessário para a utilização pedagógica da informática nas escolas públicas da educação básica no Brasil, sendo que a  inclusão digital resulta em inclusão social, assim como a exclusão digital aprofunda a exclusão social. As instituições públicas de educação e ONGs realizam cursos de informática gratuitos para a população de baixa renda, contribuindo para a entrada no mercado de trabalho. Porém outro ponto fundamental do termo inclusão digital está relacionado à questão da acessibilidade, buscando melhoria  na qualidade de vida das pessoas com deficiências, possibilitando as condições de acesso a todos os lugares, seja físico ou virtual.

Para o Vereador este programa vai ser um ponto de contribuição importante para os deficientes e os menos favorecidos, “cada vez mais são desenvolvidos meios que facilitem a acessibilidade dos deficientes em contato com o computador e desenvolvidos softwares para o funcionamento desses acessórios, e isso é de fundamental importância para eles”. Herval complementa sua colocação afirmando, “todas as pessoas, principalmente as de baixa renda, devem ter acesso a informações, fazer pesquisas, mandar e-mails, uma facilitação e atualização importante para sua vida”.

Em todo o mundo há uma forte tendência a disponibilizar cada vez mais serviços através da internet, por isso, uma pessoa incluída no mundo digital tende a ganhar em qualidade de vida, na medida em que ganha tempo fazendo uso da tecnologia.