TV Câmara estreia transmissão com tradução para Libras

por admin publicado 01/12/2010 11h38, última modificação 17/11/2017 12h20

A TV Câmara estreou nesta semana, em caráter experimental, o serviço de tradução para língua brasileira de sinais (Libras), durante a transmissão da comissão-geral sobre a proposta da redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais.

Segundo o diretor da TV Câmara, Roberto Seabra, o serviço será estendido futuramente para outras atividades parlamentares com transmissão ao vivo. "Vamos ampliar a tradução para as audiências públicas das comissões e, em um segundo momento, para as sessões do Plenário."

Também para garantir o acesso de deficientes auditivos, a TV Câmara deve oferecer em breve inserção de legendas em closed caption.

Intérpretes


Entre as ações do Programa de Acessibilidade da Câmara dos Deputados, ainda estão previstas contratações de intérpretes de libras para acompanhar eventos, recepcionar visitantes nas portarias e oferecer visitas guiadas.

A coordenadora do programa, Adriana Januzzi, lembra que a Câmara tem várias iniciativas para ampliar a acessibilidade de pessoas com deficiência - servidores, parlamentares, visitantes, telespectadores e internautas.

Entre elas, estão a disponibilização de leis em áudio; adaptação e reforma dos plenários; inserção de sinalização em braile; e visita guiada para pessoas com deficiência visual, com roteiro descritivo, maquete e mapas táteis.
 

 

Fonte: Agência Câmara