Educação fará triagem para atendimento em Emeis e berçários

por admin publicado 02/12/2010 12h05, última modificação 17/11/2017 12h20

Os secretários municipais Rosani Puia de Souza Pereira (Educação) e José Carlos da Silva (Administração), além do prefeito Mário Bulgareli e equipe técnica da SME (Secretaria Municipal da Educação) se reuniram na tarde desta quarta-feira (1º) no auditório do Paço Municipal Capitão Adorcino de Oliveira Lyrio, com as diretoras de escolas de Educação Infantil.

Os professores também estiveram na Câmara, pedindo apoio dos vereadores. Eles foram recebidos pelo presidente Eduardo Nascimento e pelo secretário da Administração, José Carlos da Silva, que garantiram as férias dos educadores. O atendimento será feito por temporários que tiveram os contratos prorrogados.

O encontro iniciou o processo para definir como será feito o atendimento de crianças em cinco berçários e quatro unidades escolares entre 3 de janeiro até 1º de fevereiro, conforme acordo estabelecido entre a Prefeitura e a Defensoria Pública, na terça-feira (30). O documento do acordo foi publicado na edição nº 370 desta quarta-feira (1º) do Domm – Diário Oficial do Município de Marília (https://diariooficial.marilia.sp.gov.br).

Segundo o acordo, os cinco berçários municipais farão atendimento – Mãe Cristina (centro), Nossa Senhora da Glória (Jardim Monte Castelo, na zona sul), Irmão Maurício (bairro Maria Isabel, na zona leste), Favo de Mel (bairro Prolongamento Pamital, na zona norte) e Saci Pererê (Jardim Alvorada, zona leste).

Na reunião também ficou definida a abertura das quatro Emeis-Creche (Escolas Municipais de Educação Infantil - Creche) – uma em cada região da cidade, conforme previsto no acordo, sendo as unidades: Criança Feliz (Jardim Santa Antonieta, na zona norte), Sementinha (bairro Teotônio Vilela, zona sul), Bem-Me-Quer (Jardim Aeroporto, leste), e Sítio do Picapau Amarelo (Vila Coimbra, zona oeste).

“Agora que foi assinado o acordo e decidido quais Emeis funcionarão no período, o próximo passo é sabermos quantas crianças serão atendidas durante as férias. Para isso, a SME está providenciando um formulário, que deverá ser entregue às crianças na sexta-feira (3) e neste documento os pais formalizarem o pedido, indicando a necessidade do atendimento em razão de trabalho, inclusive com a apresentação de atestado, que seguirá modelo, sendo passível de comprovação e verificação”, diz Rosani.

O acordo prevê o atendimento de crianças matriculadas em período integral, assim como a locomoção da criança até a unidade de responsabilidade da família ou responsáveis.

Segundo o acordo, o município dará dez dias úteis para que os pais manifestem o interesse. “Assim, de 3 a 17 de dezembro os pais ou responsáveis terão como prazo para demonstrar interesse e solicitar o atendimento”, informa Silva.

A secretária municipal da Educação afirma que durante a reunião, as diretoras foram informadas sobre as orientações que deverão ser passadas aos responsáveis. Elas estão aptas a orientarem os pais sobre o funcionamento no período acordado e sanar eventuais dúvidas.

DEMANDA

Rosani explica que há necessidade de saber a demanda para ter o dimensionamento do serviço a ser prestado nas férias escolares. “Somente sabendo quantas crianças serão atendidas é que podemos saber a quantidade de funcionários adequada para o atendimento”.

Silva comenta que vão trabalhar somente os funcionários que foram contratados em regime temporário durante este ano, pois o contrato estabelecido foi de seis meses e com a possibilidade de prorrogação de contrato em até o mesmo período. “Os efetivos estarão em férias coletivas neste período”, informa.

“Muitas mães que trabalham e têm seus filhos em unidades escolares da Rede Municipal já programaram suas férias junto com as crianças, por isso, possivelmente, a demanda de interessados deve ser menor”, finaliza Rosani.