Saúde aplica 26% da receita e chega a R$ 40 milhões

por admin publicado 07/12/2010 17h32, última modificação 17/11/2017 12h20

Os investimentos da Prefeitura na área da Saúde atingiram no terceiro trimestre deste ano 26% do total das receitas de impostos e transferências (mais de 40 milhões de reais), o maior já ocorrido nos últimos oito anos e quase o dobro em relação ao mínimo exigido pela Constituição (15%). O balanço foi apresentado nesta terça-feira (07) pelo secretário Municipal da Saúde, Júlio Cesar Zorzetto (foto), durante audiência pública realizada na Câmara Municipal. A apresentação foi presidida pelo vereador José Carlos Albuquerque (PPS) e também teve a presença do vereador Benedito Donizete Alves.

O Secretário lamentou a falta de apoio do governo estadual (aplicou apenas 0,07% do total investido), mas garantiu que o Município está suprindo essa deficiência e efetuando novos investimentos em prol da população: mais 30 viaturas até o próximo mês e a construção de quatro unidades do Programa Saúde da Família (PSF), que beneficiará os bairros Fernando Mauro, Jardim Natal, Juliana e Santa Antonieta III.

Acompanhado da equipe técnica (foto), o secretário da Saúde fez um balanço dos investimentos realizados nestes nove meses do ano. Uma informação relevante é que os investimentos com recursos próprios vêm crescendo nos últimos anos na medida em que o governo federal reduz esses repasses: enquanto que em 2003 a Prefeitura foi responsável por 31,58% das despesas (contra 68,42% da União), neste último balanço o Município já tem uma participação de 49,28%, contra 50,72% do governo federal.

Sem apoio

Além de não haver repasses de recursos do governo estadual, outro problema apontado pelo Secretário da Saúde é com relação ao Hospital das Clínicas que não dá suporte à rede municipal. O resultado disso é que a Prefeitura teve que investir R$ 47,3 milhões com prestadores de serviços, que realizaram 583 mil atendimentos (entre internações, consultas especializadas, procedimentos e exames – a grande maioria, com 412.392 casos).

Como a cidade não pára de crescer e muitas pessoas também estão migrando do particular para os serviços públicos, neste ano a rede básica municipal já realizou (sem a necessidade de contratação de terceiros) 2.146.715 atendimentos em todas as unidades. Para se ter uma idéia, foram 443.226 consultas (isso significa duas consultas por habitante); 355.995 procedimentos odontológicos (1,64 consulta/habitante); 14.959 exames e 1.332.535 procedimentos gerais, como curativos, medir pressão e demais atendimentos de rotina nas unidades de saúde.

Trabalho reconhecido

Após ouvir a explanação, o vereador Donizete Alves (foto) elogiou o trabalho realizado pelo Secretário Júlio Zorzetto e equipe, inclusive fazendo questão de agradecê-lo publicamente em virtude do atendimento de uma reivindicação de sua autoria (implantação de uma unidade de saúde no bairro Fernando Mauro). Segundo dados divulgados durante a audiência pública, hoje 50% do município já tem cobertura do PSF (Programa Saúde da Família).

O vereador questionou sobre a aquisição de mais ambulâncias. Júlio Zorzetto informou que, em 2009, o município tinha 100 viaturas. Nestes dois anos foram adquiridas mais 50. Ontem (6), chegaram outros três veículos para transporte e até janeiro serão mais 30 novas aquisições. Ele prevê que até ao final da administração do prefeito Mário Bulgareli a Secretaria terá entre 250 a 300 viaturas, ou seja, praticamente o triplo em relação a quando iniciou o segundo mandato.

Por sua vez, o vereador José Carlos Albuquerque parabenizou toda a equipe que dá sustentação ao trabalho desenvolvido e comparou como um “Oscar” o prêmio recebido recentemente pelo Município no trabalho de prevenção e combate de epidemias desenvolvido pela Comvias (Comissão Municipal de Vigilância Ambiental em Saúde), na 10ª Expoepi – Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças - realizada em Brasília (DF).

Além de representantes de entidades, a audiência pública também foi acompanhada por uma equipe da autarquia municipal da Saúde de Pompéia. O titular daquela pasta, Vitor Simões, destacou o trabalho de seu colega de Marília pelo esforço no atendimento na área da saúde, bem como pela transparência na divulgação das informações. Vitor Simões também lamentou a falta de apoio financeiro e técnico por parte da Secretaria Estadual da Saúde, já que Pompéia depende em grande parte do Hospital das Clínicas de Marília para casos mais complexos.