Vereadores elegem hoje à noite novo presidente

por admin publicado 14/12/2010 11h05, última modificação 17/11/2017 12h20

Eleição será durante sessão no plenário do Legislativo, a partir das 19h00, aberta à população. Em primeiro turno, o eleito precisará de no mínimo sete votos. Caso contrário haverá nova eleição. A Câmara Municipal realiza hoje, a partir das 19h00, sessão para eleger o novo presidente e os demais integrantes para os cargos de primeiro e segundo vice-presidentes, primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários. O mandato será para 2011/2012, em substituição a Eduardo Nascimento. A sessão é aberta à população e será realizada no próprio plenário do Legislativo.

De acordo com o regimento interno, todos os vereadores poderão ser votados para a presidência, com exceção de Eduardo Nascimento, que deixa os trabalhos após dois anos na função. O voto terá de ser realizado em cabine de forma a ser secreto. Na cédula, além do nome do novo presidente, existem ainda outros seis campos, em que o vereador deverá assinalar sua opção a primeiro e segundo vice-presidentes, primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários.

Para a função de presidente se exige maioria dos votos válidos, ou seja, no mínimo sete. Caso os votos se dividam, haverá ainda no mesmo dia uma espécie de segundo turno entre os dois mais votados na primeira ocasião, segundo informa a diretoria do Legislativo. A posse do presidente da Câmara ocorre a partir do dia primeiro de janeiro. O vereador eleito hoje terá a oportunidade de discurso e ainda agradecer aos votos registrados.

As funções desempenhadas pelo presidente da Câmara Municipal são determinadas a partir da seção III do Regimento Interno do legislativo local. Entre as mais de 40 obrigatoriedades, responsável pelo cargo tem de representar os vereadores, dirigir, orientar, executar e disciplinar os trabalhos legislativos e administrativos, promulgar leis, resoluções e decretos.