Saúde: Conferência Municipal termina com 147 resoluções

por admin publicado 17/11/2010 17h11, última modificação 17/11/2017 12h20

A 8ª Conferência Municipal da Saúde, realizada neste final de semana, foi um sucesso de participação. Trezentas e vinte pessoas estiveram noo evento, que teve 147 resoluções. O balanço é da Secretaria Municipal da Saúde. A Conferência trouxe como tema Educação Popular: Caminho Para a Participação Social.

De acordo com a assessora técnica da Secretaria e membro da comissão organizadora do evento, Márcia Bueno Zonta Asperti, houve grande participação popular. “Dos presentes, cerca de 70% eram usuários do Sistema de Saúde, 20% trabalhadores do setor e 10% gestores e prestadores de serviços em Saúde.

O evento, que é realizado a cada quatro anos conforme legislação federal, teve como objetivos o estabelecimento de diretrizes gerais do SUS (Sistema Único de Saúde), assim como as estratégias que possibilitem o fortalecimento da participação social em Marília.

No início dos trabalhos também foram apresentados aos participantes os resultados da última Conferência, realizada em 2006, e o progresso da implantação das propostas elencadas naquela ocasião.

Márcia comenta que foram discutidos em grupos de trabalhos sete eixos temáticos: Rede de Atenção Básica; Controle Social; Gestão Municipal do SUS; Gestão de Recursos Humanos; Intersetorialidade; Assistência Especializada, Média e Alta Complexidade - Urgência e Emergência; e Saúde do Trabalhador.

“O eixo que teve maior número de resoluções – 51 – foi o de Intersetorialidade. Os participantes vislumbraram que o conceito de Saúde é amplo e que envolve não somente o atendimento médico, mas também ações preventivas e a promoção da Saúde, que envolvem ações de diversas secretarias municipais como Educação, Serviços Urbanos e Meio Ambiente, tratamento de esgoto, destinação de resíduos (reciclagem), acesso ou melhoria de transporte público, assim como ações de manter o homem do campo na zona rural”, destaca a organizadora.

Na ocasião foram escolhidos os representantes municipais para as conferências estadual e federal, com 20 representantes, sendo dez usuários, cinco trabalhadores do setor, e cinco prestadores de serviços e gestores.