Formatura homenageia o orgulho de ser brasileiro

por admin publicado 22/11/2010 15h11, última modificação 17/11/2017 12h20

A maior festa pública de Marília fará uma homenagem ao povo brasileiro. Eu Sou Brasileiro, Com Muito Orgulho, Com Muito Amor é o tema deste ano da Festa de Formatura dos alunos das Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil), que será realizada na noite de 4 de dezembro, no Estádio Municipal Bento de Abreu Sampaio Vidal, o Abreuzão.

“Será uma festa da demonstração dos valores da nossa gente, de como somos hospitaleiros, batalhadores, felizes”, diz a assistente técnica pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Ana Cristina dos Santos de Abreu.

Uma mistura de ritmos marcará a festividade. Músicas de Beth Carvalho, Ivete Sangalo, Daniela Mercury, Tradição, Jade e Jeferson, Luan Santana, entre outros artistas entoarão as coreografias e evoluções das crianças no gramado.

De acordo com a assistente técnica de área da SME, Patrícia Helen Gonçalves Lopes, neste ano 2.308 crianças de 30 escolas participam da festa. Os alunos estão ensaiando desde 20 de outubro no Estádio Municipal Pedro Sola, das 8 às 9h30, com total infraestrutura que garante o bem-estar crianças, como banheiros químicos, bebedouros, serviço de ambulância e lanche, num trabalho que envolve cerca de mil profissionais. Os ensaios no Abreuzão devem iniciar em 23 de novembro.

“Começamos preparar a festa já no início do segundo semestre, em agosto. As crianças ficam ansiosas, pois quando elas iniciam o Infantil II já sabem que farão a formatura e criam expectativa para participarem da festa”, comenta Patrícia.

Para o prefeito Mário Bulgareli, a cerimônia de Formatura talvez seja a festa pública mais aguardada não só pelos alunos, mas também de toda a população. “As pessoas comentam, criam expectativas e gostam de ir ao estádio ver a festa”, comenta.

Bulgareli comenta que a festa tem um significado importante para os alunos das Emeis. “Assim como as crianças das escolas particulares têm a sua formatura, as da nossa Rede de Ensino também têm, com muita energia e alegria, afinal elas merecem”, afirma. “A cerimônia é um marco de passagem da pré-escola para o Ensino Fundamental e isso marca não só a criança, mas toda a família. Por isso é sempre um prazer proporcionar esta grande festa para a cidade”, reitera o chefe do Executivo.

Para a titular da SME, Rosani Puia de Souza Pereira, todo ano a festa se renova e sempre é uma surpresa para o público presente. “É sempre muito emocionante ver o que as crianças apresentam. Já nos ensaios elas demonstram prazer no que realizam”, afirma.

Para a pedagoga, os preparativos da festa encurtem na criança a noção de espaço, de responsabilidade, de trabalho em grupo, de ela se sentir importante dentro do grupo e respeitar a todos da mesma forma.

Rosani diz que a Formatura traz vários aspectos positivos para os alunos. “Eles aprendem a participar de uma ação coletiva, se organizam, assim como interagem entre eles, principalmente se levarmos em consideração que são reunidas crianças de todas as Emeis”, finaliza a secretária.

Fonte: Prefeitura