Inclusão digital: Prefeitura abre Telecentro em Rosália

por admin publicado 22/11/2010 15h11, última modificação 17/11/2017 12h20

A Prefeitura de Marília, por meio da Secretaria Municipal de Governo, Trabalho e Inclusão, e parceria com a Secretaria Municipal da Assistência Social, inaugurou no último sábado (22), o Telecentro “Carlos Misturini”, em Rosália. Este é o terceiro ponto de inclusão digital oferecido pela Administração Municipal. Os outros dois centros estão instalados na Biblioteca Municipal e no Ceprom (Centro Profissionalizante de Marília).

“Esta é mais uma ação da Administração em que o investimento reflete diretamente na melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes, principalmente os de baixa renda. A inclusão digital proporcionada pelos telecentros também promove a inclusão social deles”, comenta o prefeito Mário Bulgareli.

De acordo com a titular do SGTI, Anadir Dourado de Oliveira Hila, a instalação do Telecentro no distrito de Rosália é mais um avanço da Prefeitura no que diz respeito à inclusão social. “O acesso à tecnologia e suas facilidades traz novas possibilidades para a comunidade, seja de maneira pessoal, educacional ou profissional”, afirma a secretária.

Anadir lembra que isso foi sentido no Ceprom, que alunos dos cursos do Centro se mostraram mais estimulados a pesquisar e que contribuiu para a capacitação deles.

O titular da SAS, Clóvis Augusto de Melo, reitera Anadir e diz que a instalação do telecentro tem o propósito de criar alternativas de trabalho para adolescentes e adultos com a finalidade de agregar valor à formação profissional, gerar conhecimento, mas também no fortalecimento da cidadania e na socialização da população pela convivência em um espaço público.

O investimento é de R$ 15 mil, de recursos próprios da Prefeitura. O Telecentro, que contará com dez computadores e uma impressora, além de acesso à internet por banda larga de 1 megabyte e mobiliário, está instalado em sala da unidade da CPC (Casa do Pequeno Cidadão) do distrito.

O local funcionará de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 horas, e das 14 às 18 horas. Aos sábados, das 8 às 12 horas. O uso por pessoa será de uma hora e terá que ser agendado pela monitora Marisa Pereira. A expectativa do movimento é grande, com o preenchimento total do horário oferecido para o uso dos computadores.

HOMENAGEM

O Telecentro de Rosália fará homenagem a Carlos Misturini, que foi morador do distrito. Filho de José Segrefedo Misturini e Lázara Cecília Misturini, que teve oito filhos. Carlos nasceu em Campos Novos Paulista em 12 de maio de 1953.

Aos 5 anos, chegou em Rosália, sendo que a família se instalou no bairro Formosa e depois residindo no próprio distrito. Trabalhou como lavrador e comerciante no ramo de carnes por vários anos. Depois, foi gerente da Destilaria Três Barras, na Fazenda Esperança.

Foi casado com Benedita de Miranda Misturini, com quem teve três filhos: Carla, Carlos e Carmem. O homenageado faleceu há sete anos, em 24 de julho de 1993.

Fonte: Prefeitura Municipal/editada