Saúde: Eduardo Nascimento apresenta requerimentos

por admin publicado 23/11/2010 10h48, última modificação 17/11/2017 12h20

Saúde: Eduardo Nascimento apresenta requerimentos

O vereador e presidente da Câmara, Eduardo Nascimento (PDT-foto), preocupado com a saúde e bem estar da população, apresentou dois requerimentos ligados a essa área durante a sessão de segunda-feira (22). Ele também destacou a importância do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue que será comemorado nesta quinta-feira (25).

No primeiro requerimento, Eduardo Nascimento solicitou informações junto ao prefeito Mário Bulgarelli se há possibilidade de se destacar um profissional da saúde para que faça a coleta de sangue para exames na própria residência dos pacientes idosos, ou com dificuldade de locomoção, visando, além de propiciar um atendimento mais humanizado, minimizar o desgaste causado pelo deslocamento dessas pessoas até os postos de saúde, o que acaba agravando o problema de saúde e aumentando os custos do tratamento.

Outra preocupação do presidente do Legislativo é quanto à doação de sangue. Além de parabenizar toda diretoria do Hemocentro e a todos os doadores de sangue pelo Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, celebrado em 25 de novembro, solicitou informações junto a Secretaria de Saúde e ao Hemocentro, se as metas e diretrizes do Termo de Compromisso e Decreto Presidencial nº 3.990, de 23 de outubro de 2002, estão sendo realizados para atingirmos a meta de ter entre 3% a 5% da população como doadora de sangue, sendo esta a taxa ideal, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), para um município manter os estoques regularizados; hoje, o percentual de doador brasileiro varia entre 1,76% e 1,78% por ano.

Eduardo Nascimento lembra que “o esforço pelo aumento das doações de sangue ocorre sempre em novembro pelo fato de a falta de estoques em unidades de saúde ser habitual em dezembro e janeiro, período em que há diminuição do número de doadores por causa das férias e festas. Ao mesmo tempo, é quando há um aumento no número de acidentes, elevando a demanda por sangue”.