Câmara comemora Dia Internacional da Acessibilidade

por admin publicado 29/11/2010 16h02, última modificação 17/11/2017 12h20

Em comemoração ao Dia Internacional da Acessibilidade (3/12), a Câmara dos Deputados lança nesta quarta-feira (1º) diversos produtos e serviços voltados para a acessibilidade.  Entre eles estão a reforma de acessibilidade física dos gabinetes de deputados eleitos para 54ª Legislatura; instalação de novas maquetes táteis no roteiro de visitação institucional; e adaptação do Auditório Nereu Ramos. A cerimônia acontece na quarta-feira (1º), no Salão Verde, às 16h30.

Os presidentes da Câmara e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Michel Temer e Ricardo Lewandowski, assinarão um acordo de cooperação para a implementação de ações de promoção da acessibilidade. Também serão lançados três CDs com a legislação eleitoral em áudio.

Completam a comemoração duas exposições de artistas especiais, que serão inauguradas na quarta-feira (1º):  “As cores da vida" de Jéferson Ramos da Cruz, e "Percepção do visível", de alunos do projeto Alfabetização Visual do Centro Universitário Senac (foto ao lado).

Em 2010, a Câmara implementou várias ações de acessibilidade, entre elas a adaptação e reforma do Plenário I das Comissões; a reforma e adaptação dos sanitários do Plenário Ulysses Guimarães; a aquisição de um ônibus adaptado a pessoas com deficiência para fazer o trajeto da Câmara dos Deputados à rodoviária; a aquisição de dois triciclos motorizados; e a curso de capacitação em MecDaisy para criação de livros digitais acessíveis.

Exposições

Cores da Vida - Essa é a primeira exposição de pinturas de Jéferson Ramos da Cruz, 15 anos. Portador de artrogripose múltipla – doença congênita caracterizada por várias deformidades rígidas nas articulações – o adolescente produz telas utilizando a boca. Em 2008, foi descoberto pelo jornal Correio Braziliense . Nascido em Barreiras (BA), Jeférson depende dos pais e três irmãos para todas as necessidades. Ele não anda nem movimenta braços e pernas. Ainda assim, lançou, em 2008, o livro "Minha vida em rodas me faz capaz de voar e sonhar", com ajuda do senador Cristovam Buarque (PDT-DF) e da editora Thesaurus. Na abertura da exposição, o livro será relançado.

Percepções do Visível - As fotografias desta exposição apresentam o trabalho realizado neste ano pelos alunos do projeto Alfabetização Visual, fruto de uma iniciativa dos usuários do Espaço Braille da biblioteca do Centro Universitário Senac. Ao longo do curso, os alunos foram descobrindo, nos lugares menos esperados, novas maneiras de usar a linguagem dos sentidos para expressar seus olhares. O curador, professor João Kulcsár, espera que a mostra continue a despertar novos olhares e novos esforços para promover, nas palavras do grande fotógrafo cego Evgen Bavcar ", a aceitação de todos que olham de outro modo".

Fonte: Agência Câmara