Saúde amplia frota e melhora serviços

por admin publicado 07/01/2011 20h03, última modificação 17/11/2017 12h20
14 novos veículos destinados à Secretaria Municipal da Saúde

14 novos veículos destinados à Secretaria Municipal da Saúde A Prefeitura de Marília apresentou à população nesta quinta-feira (6) 14 novos veículos destinados à Secretaria Municipal da Saúde. Com isso, somente nos dois últimos anos o Poder Executivo adquiriu 62 automotores para a Secretaria, que representa 47,69% da frota da Pasta.

A solenidade foi realizada em frente ao Paço Municipal. Os novos veículos são: uma ambulância UTI (Unidade de Terapia Intensiva) móvel; uma moto Yamaha para a Divisão de Zoonoses; três peruas Kombi para a Atenção Básica (USF – Unidade de Saúde da Família); quatro veículos Uno, para trabalhos da Equipe Técnica; outros dois Uno para a Vigilância Sanitária, duas peruas Doblò para o Proiid (Programa Interdisciplinar de Internação Domiciliar), e um Palio Weekend para a Vigilância Epidemiológica. O investimento é da ordem de R$ 592,85 mil.

Participaram do evento o vice-prefeito e diretor-executivo do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), José Ticiano Dias Toffoli; o presidente da Câmara, Yoshio Takaoka; os secretários municipais Julio Cezar Zorzetto (Saúde), José Carlos da Silva (Administração), Romildo Raineri Junior (Indústria e Comércio) e José Expedito Capacete (Serviços Urbanos), Marcelo Tadeu Marques de Oliveira, representando a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, além da equipe técnica da Secretaria Municipal da Saúde.

De acordo com Zorzetto, os novos veículos apresentados nesta quinta-feira fazem parte de um investimento de R$ 1,34 milhão realizado em 2010. “Além destes 14 veículos, mais 16 automóveis serão entregues, o que traz melhoria à frota e ao atendimento em saúde da população”, comenta o secretário.

Outros investimentos na frota do Samu também foram feitos, como a aquisição de quatro desfibriladores, cinco oxímetros e dois monitores cardioversor, num montante de R$ 255 mil.

Bulgareli destaca a importância do investimento. “A aquisição de novos veículos colabora sobremaneira com o serviço realizado pela Secretaria, pois uma frota mais nova os gastos com manutenção diminuem, o que acaba gerando economia para o município, ao mesmo tempo que os novos automóveis oferecem mais conforto e segurança para os seus usuários”, afirma o prefeito.

O chefe do Executivo lembra que a Saúde tem investimentos constantes e é ampla a área de atuação, e que está previsto no Orçamento 2011 aporte de R$ 114 milhões para a Secretaria. “Não é somente oferecer atendimento básico, medicamento, dar infraestrutura nas unidades de saúde, a frota também é um componente importante dentro da área, pois dela depende a logística do atendimento da população”, afirma Bulgareli.

Os outros veículos a serem entregues são três ambulâncias e um Logan para o Samu, duas Kombi e duas Saveiro para Zoonoses, duas Kombi para a Central de Ambulância, duas Kombi de apoio à frota, uma Kombi para o Caps (Centro de Atenção Psicossocial), um Logan para uso da Atenção Básica, um Uno para a Vigilância Sanitária, e outro Logan para a equipe técnica.

NECESSIDADE
De acordo com o coordenador da frota da Saúde, Emerson Luiz Passini, atualmente a SMS possui 130 veículos, que fazem os mais diversos serviços como ambulâncias, transporte de pacientes dentro e fora de Marília para tratamento médico, fiscalização, visitação domiciliar, além de outros atendimentos inerentes à Saúde.

A idade média da frota diminuiu em um ano. Até 2009, a idade média dos veículos era de seis anos, hoje está em cinco.

Passini comenta que a manutenção da frota tem particularidades. “A unidade UTI do Samu que está sendo entregue é para substituir a outra que já faz parte do serviço. A vida útil de uma UTI móvel é de dois anos, conforme recomendação do Ministério da Saúde. As unidades básicas do Samu têm vida útil de quatro anos”.

O coordenador explica que hoje a média de rodagem de cada veículo da SMS é de 4 mil quilômetros por mês. “As unidades do Samu percorrem em média 7 mil quilômetros no período”, destaca Passini.

Fonte: Prefeitura