Proerd é lembrado em Sessão Solene

por admin publicado 17/11/2011 09h11, última modificação 17/11/2017 12h21
O Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência) foi homenageado em uma Sessão Solene solicitada pelo Vereador José Carlos Albuquerque, onde foram lembrados os principais integrantes do Programa na cidade. A cerimônia foi realizada no Plenário da Câmara Municipal na última sexta-feira. 28 policiais receberam um título de honraria pelo revelante serviço prestado em prol das crianças e adolescentes do Município.

O programa tem uma importância grandiosa na sociedade já que visa a educação preventiva ao uso de drogas, tendo o objetivo de evitar que crianças e adolescentes iniciem o seu uso. Ele ensina técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas. Permite às crianças desenvolverem uma atitude positiva em relação às autoridades e respeito pelas leis.

O PROERD começou como um programa de parceria entre o Departamento de Polícia de Los Angeles e o Distrito Escolar daquela cidade, recebendo o nome D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education). Este esforço cooperativo foi guiado por dados estatísticos que mostraram alta eficiência em programas de prevenção baseados na tomada de decisões, estabelecimento de valores, resolução de problemas e estilos de vida positivos. Da Califórnia o programa  se expandiu para todos os Estados Norte-americanos e para mais de quarenta países. No Brasil, contando com o apoio do D.A.R.E. - International, o programa recebeu o nome de PROERD e hoje é uma realidade em São Paulo e vários outros Estados brasileiros.

Andréia Melo

MTB 39.373