‘Carta de Marília’ contra a privatização da SP-294 revela o protagonismo da Câmara Municipal

por Ramon publicado 25/03/2019 15h55, última modificação 25/03/2019 15h56
Reunião pública na sala Nasib Cury atrai lideranças políticas da região, ganha apoio de deputados e abre caminho para o enfrentamento político e jurídico

O presidente Marcos Rezende destacou o aspecto democrático da reunião de quinta-feira

Após ganhar repercussão nacional com reportagens no jornal Estadão e portal de notícias Terra, a audiência promovida pela Câmara de Marília na quinta-feira passada reafirma o protagonismo político que o Poder Legislativo mariliense vem assumindo nos últimos anos. Lideranças de Municípios vizinhos, como Vera Cruz, Lins, Alvinlândia, Bastos e parlamentares que representam a região no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa declararam apoio à Carta de Marília, documento com reivindicações e críticas expressadas na audiência.

“O primeiro político que a comunidade encontra é o vereador. Portanto, os vereadores, as Câmaras da nossa região e a Câmara Municipal de Marília, como legítima representante do povo, estarão mobilizados no sentido de nos articularmos, marcamos uma audiência no Palácio dos Bandeirantes, nos posicionando contra a instalação das praças de pedágios. Além disso, as procuradorias das Câmaras participantes desta reunião pública estudarão medidas judiciais para tentarmos barrar na Justiça a vinda a privatização da SP-294”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Marília, vereador Marcos Rezende (PSD).

O parlamentar municipal reiterou a união das Câmaras Municipais da região e a disposição dos vereadores de Marília e das cidades vizinhas em realizar o enfrentamento contra a cobrança de pedágios na SP-294. “A Câmara de Marília cumpriu um papel importante na liderança da nossa região, com isso iremos agendar uma audiência no Palácio dos Bandeirantes, ou com o vice-governador Rodrigo Garcia ou com o secretário estadual do Desenvolvimento Regional – que é a pasta que trata das questões do Interior -  para que possamos apresentar nossas reivindicações. Todo este trabalho será liderado pela Câmara Municipal de Marília”, avisou o vereador. Participaram os presidentes das Câmaras de Lins (Neto Danzi), Alvinlândia (Ataliba Guerra), Bastos (Claudemir dos Santos) e Haroldo de Mayo Bernardes (Vera Cruz). Todas as lideranças presentes se manifestaram contrária a vinda de pedágio e todos que desejaram se manifestar tiveram direito à palavra e expressaram opiniões e indignações. Marcos Rezende informou que a Carta de Marília, bem como toda a documentação gerada pela reunião pública de quinta-feira (lista de presenças, críticas por escrito e sugestões redigidas pelos participantes) serão entregues ao Ministério Público, Ministério Público Federal, Justiça e governo estadual. “Tudo o que foi discutido e apresentado nesta reunião servirá de base para levarmos até a audiência que a Artesp promoverá no próximo dia 27”, disse.

A reunião pública contou com as participações dos vereadores Delegado Damasceno (PSDB), Maurício Roberto (PP), Professora Daniela (PR), Cícero do Ceasa (PV), João do Bar (PHS), Danilo da Saúde (PSB) e José Luiz Queiroz (PSDB). Lideranças comunitárias e representantes de entidades e associações prestigiaram a audiência, que contou com ampla cobertura da mídia e veículos de imprensa da região.

O vereador Delegado Damasceno, que participou das duas audiências da Artesp, ressaltou que os debates em Marília serão fundamentais para o enfrentamento da vinda dos novos pedágios. Para o vereador Maurício Roberto, que também esteve nas reuniões da Artesp, a plenária em Marília proporcionou reais oportunidades para a sociedade se expressar e opinar.