“Não vou caminhar aos extremos, serei conciliador, e vou para o diálogo”, declara presidente Marcos Rezende em coletiva

por Ramon publicado 25/01/2019 17h30, última modificação 25/01/2019 17h30
Acompanhado pelos vereadores titulares da Mesa Diretora, primeiro-secretário Evandro Galete e segundo-secretário João do Bar, presidente do Poder Legislativo concede a primeira entrevista coletiva de 2019

Momento da coletiva concedida pela Mesa Diretora aos órgãos de imprensa de Marília nesta sexta-feira, dia 25

“Não vou caminhar aos extremos, serei conciliador, e vou para o diálogo”, afirmou nesta sexta-feira, dia 25 de janeiro, o presidente da Câmara Municipal de Marília, vereador Marcos Rezende (PSD) durante a primeira entrevista coletiva concedida neste ano. Acompanhado pelos vereadores titulares da Mesa Diretora do biênio 2019 a 2020, o primeiro-secretário Evandro Galete (PODE) e o segundo-secretário João do Bar (PHS), Marcos Rezende respondeu a todas as perguntas e questionamentos apresentados pela imprensa. Inicialmente agendada para a sala Nasib Cury, no piso térreo da Câmara Municipal, a coletiva acabou sendo transferida para a sala da presidência a pedido do próprio presidente. Participaram jornalistas, repórteres-fotográficos e cinegrafistas de emissoras e veículos de comunicação de Marília. “Nosso trabalho na presidência e o trabalho da Mesa Diretora sempre serão no sentindo de nutrirmos uma contribuição para o crescimento da nossa cidade, sempre valorizando o Poder Legislativo e os vereadores”, contextualizou o presidente. Estiveram presentes chefes de gabinetes dos gabinetes dos vereadores Evandro Galete (Marcelo Lyrio), João do Bar (Luninha Isidio) e da presidência (Sandro Espadoto), além da diretora de Comunicação Social da Câmara, jornalista Amanda Campos. “Procuraremos trilhar o trabalho sempre na valorização dos vereadores e defenderemos o respeito. O Legislativo não serão ombros ou escada para ninguém fazer ataques e política rasteira. Não consigo conceber que iremos ajudar nossa cidade somente com a crítica. Defendo sim, a crítica construtiva. Mas a crítica pela crítica, do falar mal por falar mal, esta não se sustenta e não fará parte de nosso trabalho”, salientou.

Nos 25 dias à frente da presidência, Marcos Rezende pontuou trabalhos e iniciativas, como a abertura de licitação para a contratação de uma agência de publicidade que cuidará da imagem institucional da Câmara Municipal. “Vereador trabalha de domingo a domingo, não tem férias e muito menos feriados. Não podemos permitir que insistam no equívoco de que vereador só trabalha no dia da sessão ordinária. Vereador trabalha diariamente para melhorar e ajudar sua cidade”, afirmou. Outra licitação aberta foi a da contratação de emissora de rádio para a transmissão das sessões camarárias.

Entre as iniciativas citadas está o início do processo para a instalações da Ouvidoria da Câmara Municipal e Arquivo Público do Legislativo Municipal, bem como os estudos técnicos para a instituição da Escola do Legislativo. “Como ocorre em algumas Câmaras do Estado de São Paulo, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Marília será uma verdadeira escola de cidadania. Pretendemos levar ensinamentos da estrutura de uma democracia, de como as instituições funcionam e quais tarefas desempenham um vereador, um prefeito e o presidente da República, para os nossos estudantes”, explicou o presidente Marcos Rezende. A Mesa Diretora informou também que deverá dar prosseguimento à instalação de uma rádio legislativa. “Daremos sequência ao projeto de reforma da recepção da Câmara e instalação de uma sala de reuniões para ser utilizada pelos vereadores”, comunicou. Próxima terça-feira, dia 29, os vereadores se reunirão na sala da presidência para definir a pauta da primeira sessão ordinária de 2019, programada para 4 de fevereiro, a partir das 17 horas.