Vereadores defendem valorização da apicultura e acompanham entrega de cheque de R$ 94,8 mil
Apicultores de Marília e região, que integram a Associação dos Apicultores de Marília e Região (Amar), receberam na manhã desta quinta-feira, dia 21, transferência de aproximadamente R$ 95 mil. A entrega simbólica do cheque ocorreu no gabinete do prefeito Vinícius Camarinha (PSB) e foi prestigiada pelos vereadores José Expedito Capacete (PDT), Silvio Harada (PR) e José Bassiga Goda (PHS), que representaram, na oportunidade, o presidente do Poder Legislativo, Herval Rosa Seabra (PSB). Com o recurso, oriundo do Banco do Brasil, os apicultores irão equipar a Casa do Mel, atual entreposto que realiza o procedimento de envase do produto. A cooperativa possui a certificação SIF, exigida pelo Ministério da Agricultura para a comercialização de produtos de origem animal. A verba, conforme explicou o presidente da Amar, o apicultor Fernando Mauro Ferreira, também foi responsável pela aquisição de um veículo utilitário.
Na análise do vereador Silvio Harada, que é engenheiro agrônomo, a transferência feita pelo Banco do Brasil chega para consolidar a apicultura em Marília, além de permitir que seja adquirido o equipamento para confeccionar os sachês de mel, facilitando a introdução do produto na merenda escolar da rede municipal de ensino. “Os apicultores de Marília terão espaço para reforçar a merenda escolar e isso é um passo gigantesco para a associação. Eu comparo os apicultores de Marília como a própria apicultura: formam uma associação que não tem preguiça, está sempre trabalhando em cooperativa e união, como as abelhas: trabalham silenciosamente para construir um futuro melhor”, analisou Harada.
O prefeito Vinícius Camarinha (PSB) sinalizou positivamente para a inclusão do mel às refeições escolares, o que viria a incorporar mais ainda a já atual qualidade da merenda na rede municipal de ensino. “Hoje servimos comida de qualidade às nossas crianças, que se alimentam de carne, frango, pernil, legumes e frutas durante suas permanências nas escolas”, assegurou.
O vereador José Expedito Capacete (PDT), que desde o início da associação de apicultores foi um entusiasta da produção, elogiou o dinamismo dos produtores rurais. “Em 2006 a gente já estava dando apoio para que a Amar desse os primeiros passos, para que a Casa do Mel se tornasse na realidade que é hoje e isso nos deixa muito contente”, afirmou.
José Bassiga Goda (PHS) demonstrou totalmente favorável para que o mel produzido pela Amar seja incluído na merenda escolar em Marília. “Inserir o mel na merenda escolar seria de suma importância, porque o mel tem propriedades que vão ajudar muito as nossas crianças e reforçar ainda mais a alimentação dos nossos alunos. Ficamos felizes por estas conquistas, como este recurso vindo diretamente do Banco do Brasil”, analisou Goda.