Por intermédio da Câmara, lavanderia comunitária ganha secadoras

por admin publicado 23/10/2013 16h10, última modificação 17/11/2017 12h24
Cinco meses após a implantação da Assessoria de Relações Institucionais, a Câmara Municipal de Marília concluiu o primeiro projeto de fomento ao investimento social: a Lavanderia Comunitária do Nova Marília conquistou dois equipamentos que reúnem lavadora e secadora de roupa, com capacidade para 12 kg, que serão doados pelo Rotary Clube Marília Leste e pela empresa Mariferro.

O anúncio foi feito pelo presidente do Legislativo, engenheiro Luiz Eduardo Nardi, durante a sessão ordinária de segunda-feira. Ele relatou ter recebido a visita do governador do Distrito 4510, Ricardo de Maio Bermejo, acompanhado de vários rotarianos, pouco antes do início dos trabalhos. Na oportunidade, o governador elogiou a iniciativa do Legislativo em apoiar as entidades filantrópicas.

A lavanderia comunitária, mantida pela Pastoral Social da Igreja Santa Rita de Cássia com auxílio da comunidade, foi criada há sete anos. Atualmente, nove mulheres tiram daquele trabalho o sustento para suas famílias, mas sofrem em períodos prolongados de chuva por falta de secadoras. Com as doações do Rotary e da Mariferro, os equipamentos permitirão o funcionamento ininterrupto das atividades.

O Rotary Marília Leste contatou a assessora de Relações Institucionais, jornalista Célia Ribeiro, em meados de maio. Durante reunião na Câmara, os rotarianos Antônio Caram (presidente), Luiz Rossi e José Henrique Garcia manifestaram o interesse em apoiarem um projeto social que necessitasse de recursos urgentes. Entre várias opções, decidiram conhecer a lavanderia comunitária onde viram a importância de automatizar parte dos trabalhos feitos manualmente.

A partir daí, o clube mariliense inscreveu o projeto e obteve a aprovação do Rotary Internacional. No entanto, faltava adquirir mais um equipamento (lavadora/secadora). A assessora fez contato com várias empresas, entre as quais a Mariferro, cujos proprietários Elsa e José Henrique Vieira se sensibilizaram e aceitaram participar do projeto.

CRESCIMENTO

Ao receber a notícia da dupla doação, a coordenadora da lavanderia, Laudite Vieira, disse que há muitos anos as trabalhadoras sonhavam com as secadoras porque “em tempo de muita chuva, ficamos paradas já que não temos espaço para estender as roupas que não secam. A gente deixa de atender muitos clientes e fica no prejuízo”. Cada lavadeira sustenta sua família com a renda obtida no local, em torno de um salário mínimo por mês.

Laudite explicou que há várias mulheres interessadas em fazerem parte do projeto. Mas, como todo o trabalho é manual, a quantidade de roupa lavada e passada é insuficiente para expandir as vagas. Com a instalação das duas máquinas que lavam e secam até 12 kg, a lavanderia aumentará a produtividade podendo ampliar o número de beneficiadas.

O presidente do Rotary Clube Marília Leste, Antônio Caram, destacou a parceria com o Legislativo afirmando que “estamos muito contentes de poder ajudar a melhorar a vida dessas pessoas”. Já o presidente da Câmara, Luiz Eduardo Nardi, comentou que “esse é o primeiro projeto concluso. Temos vários outros encaminhados que, em breve, poderão beneficiar outras instituições. Além disso, estamos realizando um mapeamento das entidades filantrópicas e suas necessidades para que possamos colaborar com seus projetos de alcance social, através da interlocução com a sociedade”.